-
Manchas avermelhadas, amarronziadas ou esbranquiçadas.
-
Manifestações clínicas
Indeterminada Áreas de hipo ou anestesia, parestesias, manchas hipocrômicas e/ou eritemo-hipocrômicas, com ou sem diminuição da sudorese e rarefação de pelos. Na hanseníase indeterminada não há comprometimento de nervos, não ocorrendo problemas motores.
Tuberculoide Placas eritematosas, eritêmato-hipocrômicas, até 5 lesões (PB) de pele bem delimitadas, hipo ou anestésicas, podendo ocorrer comprometimento de nervos. Na forma tuberculóide o comprometimento dos nervos é mais precoce e intenso.
Dimorfa Lesões pré-faveolares (eritematosas planas com o centro claro). Lesões faveolares (eritematopigmentares de tonalidade ferruginosa ou pardacenta), apresentando alterações de sensibilidade
Virchowiana Eritema e infiltração difusos, placas eritematosas de (MB) pele infiltradas e de bordas mal definidas, tubérculos e nódulos, madarose, lesões das mucosas, com alteração de sensibilidade
Na hanseníase virchowiana, afora as lesões dermatológicas e das mucosas, ocorrem também lesões viscerais.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_volume_2.pdf
-
Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, edema de mãos e pés, diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
-
Pegadinha:
Os sinais e sintomas da hanseníase estão localizados principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, nas costas, nas nádegas e nas pernas. Abaixo segue uma lista dos sinais e sintomas mais comuns da hanseníase: Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo.
-
A hanseníase pode levar a manchas esbranquiçadas (hipocrônicas), acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade ao calor e/ou dolorosa, e/ou ao tato. podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas. Alternativa A está errada.
A hanseníase pode levar a diminuição ou queda de pelos, localizada ou difusa, especialmente nas sobrancelhas e pele infiltrada, com diminuição ou ausência de suor no local. Alternativa B está errada.
Está correta a afirmação da letra C em que fala que a hanseníase pode levar a dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, edema de mãos e pés, diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
A hanseníase pode levar a febre e artralgia, associados a caroços dolorosos, de aparecimento súbito; entupimento, feridas e ressecamento do nariz; ressecamento e sensação de areia nos olhos. Alternativa D está errada.
Gabarito do Professor: Letra C
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Guia prático sobre a hanseníase [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017.