-
“Os materiais críticos são Materiais de reposição específica de um equipamento ou de um grupo de equipamentos iguais, cuja demanda não é previsível e cuja decisão de estocar é tomada com base na análise de risco que a empresa corre caso esses materiais não estejam disponíveis quando necessário.” Exemplos: material perecível, caro, muito grande, escasso no mercado, de difícil transporte, com fornecedor exclusivo.
Fonte: Viana
-
"Materiais Críticos
Classificação muito utilizada por indústrias. São materiais de reposição específica, cuja demanda não é previsível e a decisão de estocar tem como base o risco. Por serem sobressalentes vitais de equipamentos produtivos, devem permanecer estocados até sua utilização, não estando, portanto, sujeitos ao controle de obsolescência.
A quantidade de material cadastrado como material crítico dentro de uma empresa deve ser mínima.
Os materiais são classificados como críticos segundo os seguintes critérios:
1.Críticos por problemas de obtenção: material importado; único fornecedor; falta no mercado; estratégico e de difícil obtenção ou fabricação.
2.Críticos por razões econômicas: materiais de valor elevado com alto custo de armazenagem ou de transporte.
3.Críticos por problemas de armazenagem ou transporte: materiais perecíveis, de alta periculosidade, elevado peso ou grandes dimensões.
4.Críticos por problema de previsão: ser difícil prever seu uso
5.Críticos por razões de segurança: materiais de alto custo de reposição ou para equipamento vital da produção."
FONTE: http://oadministradormoderno.blogspot.com/2011/11/classificacao-de-materiais.html
-
Gab. Certo
VEJAMOS ALGUNS EXEMPLOS PRÁTICOS DE MATERIAIS CRÍTICOS
material perecível – material muito grande – material de difícil transporte – material caro – material escasso no mercado – material com fornecedor exclusivo.
#vamosquevamos
Rumo à Nomeação
-
Materiais Críticos
São materiais de reposição específica, cuja demanda não é previsível e a decisão de estocar tem como base o risco. Por serem sobressalentes vitais de equipamentos produtivos, devem permanecer estocados até sua utilização, não estando, portanto, sujeitos ao controle de obsolescência.
A quantidade de material cadastrado como material crítico dentro de uma empresa deve ser mínima.
Fonte: Viana (2006, p.52-63)
Gabarito: Correto
-
Essa prova foi bem difícil.
-
Material crítico: são materiais que, de alguma forma, demandam maior esforço por parte da administração. São também considerados críticos os materiais cuja falta gera impactos negativos para a organização. Devido às suas características, a organização adquire quantidades suficientes. São exemplos de materiais críticos: os de demanda não previsível; materiais de difícil transporte; difícil armazenamento; alto custo de aquisição,
-
Administração de Recursos Materiais para Concursos
Rodrigo rennó cunha de magalhães Castro
Os materiais podem ser considerados críticos por diversos motivos: podem ser de difícil aquisição, podem ser fundamentais na operação da empresa, podem ser de elevado valor. Como vimos, o conceito de criticidade nem sempre é utilizado da mesma forma como na classificação XYZ, mas de uma maneira ampliada.
Um material crítico também pode ser considerado assim por ser importado, ser de difícil armazenagem ou ser extremamente caro. Esse conceito é muito utilizado em empresas industriais.
Assim, os materiais críticos são materiais de reposição específica de um equipamento ou de um grupo de equipamentos iguais, cuja demanda não é previsível e cuja decisão de estocar é tomada com base na análise de risco que a empresa corre caso esses materiais não estejam disponíveis quando necessário.
De acordo com Viana, como são materiais voltados para a manutenção de equipamentos específicos, não estariam sujeitos à obsolescência, ou seja, não seriam considerados “obsoletos” por uma inovação tecnológica, por exemplo.
-
CERTO.
Viana (2000) amplia o conceito de materiais críticos para aqueles que são merecedores de atenção especial do gestor, por diversos motivos – sejam eles operacionais, de segurança, econômicos entre outros. Assim, as razões para a consideração de materiais como críticos podem ser assim listadas:
• razões econômicas = materiais de custos significativos de transporte e armazenagem;
• razões de armazenagem, manuseio e transporte materiais de alta periculosidade, ou perecíveis, ou, ainda,
de elevados peso e dimensão.
• razões de planejamento = materiais de difícil previsão de consumo, pela organização
-
CERTO
MATERIAIS CRÍTICOS
-Demanda imprevisível;
-não estão sujeitos ao controle de obsolescência;
-Pertencem à classe Z;
-Merecem atenção especial do gestor, por diversos motivos – sejam eles operacionais, de segurança, econômicos entre outros.
__________________________________________________________
" São materiais de reposição específica de um equipamento ou de um grupo de equipamentos iguais, cuja demanda não é previsível e cuja decisão de estocar é tomada com base na análise de risco que a empresa corre, caso esses materiais não estejam disponíveis quando necessário." - VIANA,2010.
-
Tirado da aula do professor Bruno Eduardo:
MATERIAIS CRÍTICOS
São os materiais merecedores de atenção especial do gestor, por diversos motivos – sejam eles financeiros, operacionais, de segurança ou outros. Os principais motivos são:
✓razões econômicas: materiais escassos no mercado, materiais de alto valor, ou, ainda, de custos significativos de transporte e armazenagem;
✓razões de armazenagem, manuseio e transporte: materiais de alta periculosidade, ou perecíveis, ou, ainda, de elevados peso e dimensão.
✓ razões de planejamento: materiais de difícil previsão de consumo, pela organização.
-
GABARITO: CERTO
Viana (2000) amplia o conceito de materiais críticos para aqueles que são merecedores de atenção especial do gestor, por diversos motivos – sejam eles operacionais, de segurança, econômicos entre outros. Assim, as razões para a consideração de materiais como críticos podem ser assim listadas:
• razões econômicas = materiais de custos significativos de transporte e armazenagem;
• razões de armazenagem, manuseio e transporte = materiais de alta periculosidade, ou perecíveis, ou, ainda, de elevados peso e dimensão.
• razões de planejamento = materiais de difícil previsão de consumo, pela organização.
FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.
-
CLASSIFICAÇÃO QUANTO À CRITICIDADE - > XYZ
Classe Z
• Materiais Críticos/Máxima Criticidade
• Reposição muito específica (não é toda vez que se compra esse tipo de material)
• Descontinuidade -> dano grave/paralização/risco
• Não é possível fazer a substituição em tempo hábil sem que haja prejuízo
• Merecem atenção especial (por razões econômicas/manuseio/armazenagem/transporte/planejamento)
Gabarito: CERTO
-
CERTO
-
Materiais Críticos
São materiais de reposição específica de um equipamento ou de um grupo de equipamentos iguais, cuja demanda não é previsível e cuja decisão de estocar é tomada com base na análise de risco que a empresa corre, caso esses materiais não estejam disponíveis quando necessário.
GABA certo
-
Artigo Crítico: todo equipamento que é utilizado em procedimentos invasivos, e que necessita de esterilização após o uso. Ex: Pinças cirúrgicas e lâminas de bisturi.
Artigo semi crítico: Todo equipamento que entra em contato com a pele não integra e mucosas, e que necessita de no mínimo desinfecção. Ex: mascara de nebulizador e lâmina de laringoscópio.
Artigo não crítico: todo equipamento que entra em contato com a pele íntegra e necessita apenas de limpeza após o uso. Ex: comadres e termômetro.
-
Exato! O nome já entrega (material crítico). Se a empresa ficar sem seu estoque (de material crítico) pode ter problemas para dar andamento ao processo produtivo.
O que é mais crítico: peças para o motor de uma Ferrari ou a tampinha do pneu de uma bicicleta? Logo, as peças para o motor seriam críticas.