-
ERRADA.
SUBSOLOS E PORÕES NÃO SÃO INDICADOS PARA O ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS, POIS SÃO LUGARES ÚMIDOS. A UMIDADE ENFRAQUECE O PAPEL E PERMITE O SURGIMENTO DE MORFO.
A UMIDADE IDEAL É ENTRE 45 E 58%
FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS. BONS ESTUDOS!!!!
-
Errada
A construção de um arquivo deve ser feita em um local elevado, com pouca umidade, em área isolada , com previsão de ampliação futura e precaução contra fogo. Se possível deve usar material não-inflamável, fazendo se uso de vidro, pedra, ferro e concreto.
Estratégia Concursos.
-
Gab.: ERRADO
A localização de um depósito de arquivo deve prever facilidades de acesso e de segurança contra perigos iminentes, evitando-se, por exemplo:
INUNDAÇÕES
MARGENS DE RIOS
SUBSOLOS
ÁREAS DE RISCO DE INCÊNDIOS
ÁREAS COM ALTOS ÍNDICES DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
PROXIMIDADE COM O MAR
LOCAIS SUJEITOS A INUNDAÇÕES
TERRENOS E SUBSOLOS ÚMIDOS
ÁREAS DE INTENSO TRÁFEGO SUJEITAS À TREPIDAÇÃO
RUÍDO
POLUIÇÃO
ÁREAS DE RISCO DE VENDAVAIS
-
Estranho. O setor de arquivo do órgão em que trabalho fica no SUBSOLO. Mas enfim...
-
GABARITO: ERRADO
Errei por ter associado aos arquivos da Igreja Católica que assisti em uma reportagem que ficam em prateleiras nos porões do Museu do Vaticano.
Valeu Joabe Miranda pelo comentário!
-
Já eu acertei porque quando se falou em porões lembrei logo daquelas cenas de filmes em que a personagem desce até lá, tudo está bagunçado, empoeirado, e cheio de teias de aranha, logo, seria um péssimo local para armazenamento de arquivos e sua respectiva preservação. Sem falar que um prédio, em seus andares mais altos (ou mesmo nos baixos) tem plena capacidade de sustentar mesas, cadeiras, armários pesados, pessoas transitando, etc, e não teria para guardar documentos? Não faz sentido.
-
Gabarito: Errado
- evitar, principalmente, os subsolos e porões, em razão do grande risco de inundações, dando preferência a terrenos mais elevados, distanciados do lençol freático. No caso de depósitos em andares térreos, prever pisos mais elevados em relação ao solo e com boas condições de drenagem deste, pelas mesmas razões;
Fonte: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf
p. 10
-
Penso, que esses lugares são úmidos, logo não seria o ideal.
-
Subsolos e porões só em filme de terror. Docs. serão vítimas...haha.
-
Acrescentando ao comentário da colega Allynne Lima. Ao que se refere a Museu, são Objetos bi/tridimensionais.
-
Eu trabalho em um orgão público e aqui é no subsolo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e na maioria dos outros orgão públicos tbm são !!! vai entender :(
-
Porão lembra poeira.
-
Aline, é que teoria≠prática, mapa não é território.
Eleições iminentes, desconfie de teóricos (Ciro Sabichão das Taxas & Porcentagens). Mais povo de Pacaraima, menos commies.
-
Todos os documentos devem ser armazenados em locais que apresentem condições ambientais apropriadas às suas necessidades de preservação.
Nas áreas de depósito, os cuidados devem ser dirigidos a:
– evitar, principalmente, os subsolos e porões, em razão do grande risco de inundações, dando preferência a terrenos mais elevados, distanciados do lençol freático. No caso de depósitos em andares térreos, prever pisos mais elevados em relação ao solo e com boas condições de drenagem deste, pelas mesmas razões;
Fonte: Manual de Recomendações para a construção de arquivos, publicado pelo CONARQ em 2000.
-
ERRADA - DEVE-SE EVITAR PORÕES E SUBSOLOS. RISCO DE INUDAÇÃO ;)
-
Quem é cinéfilo vai acabar errando essa questão hahaha, nos filmes é o contrário! Kkkk
-
comprometer a estrutura do prédio foi foda..
-
Em todos os meus estágios no serviço público em Brasília todos os setores de protocolos eram no sub-solo... :( Errei essa, mas faz sentido não ser recomendado.
-
Atenção: Na pratica a recomendação sobre evitar subsolos e porões não é adotada pela imensa maioria das instituições, devido à falta de uma estrutura arquitetônica capaz de suportar o grande peso dos arquivos. Então, para efeitos de recomendação, deve ser evitado esse tipo de ambiente, mas para efeitos práticos, é vantajoso por não comprometer a estrutura dos edifícios
-
Quem leva para a vida real erra. Pelo menos aqui em Brasília, a maioria fica no subsolo. Nos filmes ficam no subsolo/porão. Na nossa vida ficam no subsolo/ porão kkkkk.
-
Pse. Os documentos do IPHAN, em BSB, ficavam no subsolo até que veio uma chuva e inundou tudo.
-
Toneladas de arquivo nesse órgão da cabeça do examinador em. haha
-
Errado.
A localização de um depósito de arquivo deve prever facilidades de acesso e de segurança contra perigos iminentes, evitando-se, por exemplo: inundações, margens de rios subsolos, áreas de risco de incêndios, áreas com altos índices de poluição atmosférica,
proximidade com o mar locais sujeitos a inundações, terrenos e subsolos úmidos áreas de intenso tráfego sujeitas à trepidação
ruído poluição, áreas de risco de vendavais
-
hahahahhahaha tá de sacanagem essa questão né?
-
Subsolos e porões não são recomendados para armazenamento de documentos, pois esses locais podem sofrer inundações e ficam muito próximos ao solo, que é um local extremamente propício para o aparecimento de insetos.
Entretanto, a questão do peso do documentos deve ser levada em consideração na escolha do local de armazenamento, principalmente se estiver se tratando de uma estrutura predial reutilizada.
Gabarito do Professor: errado
-
ERRADO
O CONARQ traz algumas indicações para a construção, reforma e adequação de edifícios de arquivos.
Nas áreas de depósito, os cuidados devem ser dirigidos a:
- evitar, principalmente, os subsolos e porões, em razão do grande risco de inundações, dando preferência a terrenos mais elevados, distanciados do lençol freático. No caso de depósitos em andares térreos, prever pisos mais elevados em relação ao solo e com boas condições de drenagem deste, pelas mesmas razões;
Fonte: Recomendações do CONARQ Pg. 10
http://siga.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes/recomenda_armazena.pdf