SóProvas


ID
2739259
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Impedimento e suspeição são situações fáticas ou circunstanciais que impossibilitam o perito de exercer, regularmente, suas funções ou realizar atividade pericial em processo judicial ou extrajudicial, inclusive arbitral. Assinale a alternativa que não corresponde a casos de suspeição a que está sujeito o perito do juízo:

Alternativas
Comentários
  • Em 2015, a NBC PP 01 retirou aqueles casos taxativos de impeditmen legal e técnico. Hoje, ela coloca apenas de maneira genérica, como segue:

    Suspeição e impedimento legal
    13. O perito do juízo (nomeado pelo juizdeve se declarar IMPEDIDO quando não puder exercer suas atividades, observados os termos do Código de Processo Civil.
    14. O perito-assistente (contratado pela partedeve declarar-se SUSPEITO quando, após contratado, verificar a ocorrência de situações que venham suscitar suspeição em função da sua imparcialidade ou independência e, dessa maneira, comprometer o resultado do seu trabalho.

    15. O perito do JUÍZO ou ASSISTENTE deve declarar-se suspeito quando, após nomeado ou contratado, verificar a ocorrência de situações que venham suscitar suspeição em função da sua imparcialidade ou independência e, dessa maneira, comprometer o resultado do seu trabalho em relação à decisão.


    16. Os casos de suspeição a que está sujeito o perito do juízo são os seguintes:
    (a) ser amigo íntimo de qualquer das partes;
    (b) ser inimigo capital de qualquer das partes;
    (c) ser devedor ou credor em mora de qualquer das partes, dos seus cônjuges, de parentes destes em linha reta ou em linha colateral até o terceiro grau ou entidades das quais esses façam parte de seu quadro societário ou de direção; LETRA A DA QUESTÃO
    (d) ser herdeiro presuntivo ou donatário de alguma das partes ou dos seus cônjuges; LETRA D DA QUESTÃO
    (e) ser parceiro, empregador ou empregado de alguma das partes;
    (f) aconselhar, de alguma forma, parte envolvida no litígio acerca do objeto da discussão; e LETRA C DA QUESTÃO
    (g) houver qualquer interesse no julgamento da causa em favor de alguma das partes.LETRA B DA QUESTÃO
    17. O perito pode ainda declarar-se suspeito por motivo íntimo.

    Acredito que o doidão que fez essa questão pegou o item 16 e colocou das letra A até D os itens que estão nele. Espertamente, pegou o item 14, trocou ASSISTENTE por perito do JUÍZO e achou que tava arrasando. Mas ele esqueceu de ler o item 15 que repete a mesma ladainha do item 14 e coloca ASSISTENTE e JUÍZO juntos :/

    Resumindo, se vc tivesse o item 16 decorado, daria pra marcar letra E por eliminação, mas o item 15 invalida a questão, aí daria pra entrar com recurso pedindo anulação do item.

  •  Os casos de suspeição a que está sujeito o perito do juízo são os seguintes:

    (a)     ser amigo íntimo de qualquer das partes;

    (b)    ser inimigo capital de qualquer das partes;

    (c)     ser devedor ou credor em mora de qualquer das partes, dos seus cônjuges, de parentes destes em linha reta ou em linha colateral até o terceiro grau ou entidades das quais esses façam parte de seu quadro societário ou de direção;

    (d)    ser herdeiro presuntivo ou donatário de alguma das partes ou dos seus cônjuges;

    (e)     ser parceiro, empregador ou empregado de alguma das partes;

    (f)     aconselhar, de alguma forma, parte envolvida no litígio acerca do objeto da discussão; e

    (g)    houver qualquer interesse no julgamento da causa em favor de alguma das partes.

    ALTERNATIVA "E"