-
CICLO / COMPRESSÃO 1-2 / ADIÇÃO DE CALOR 2-3 / EXPANSÃO 3-4 / REJEIÇÃO DE CALOR /
______________________________________________________________________________________________________
STIRLING / ISOTERMO / ISOCÓRICO / ISOTERMO / ISOCÓRICO /
-
O ciclo de Stirling é igual ao ciclo Otto, porém ao invés de processos adiabáticos, têm-se processos isotérmicos. A eficiência deste ciclo pode ser comparada à do ciclo de Carnot.
-
Essa questão está correta? Eu respondi por eliminação, mas é possível realizar uma expansão e uma compressão a volume constante em um ciclo termodinâmico?
-
Hamilton, idealmente sim, o ciclo Stirling tem a compressão e a expansão a volume constante.
-
O ciclo otto adiciona calor ao fluido à volume constante, porém de forma adiabática e isentrópica. Já o ciclo stirling adiciona calor de forma isotérmica. Isso faz com que o ciclo seja mais eficiente, visto que a temperatura média de adição de calor seja maior, o que o torna mais eficiente.
-
O ciclo consiste de quatro processos internamente reversíveis em série : compressão isotérmica , aquecimento a volume constante , expansão isotérmica e resfriamento a volume constante para completar o ciclo. Um regenerador cuja eficiência é de 100% permite que o calor rejeitado seja usado como a entrada de calor no processo de aquecimento a volume constante.
A eficiência térmica do ciclo de Stirling é fornecido pela mesma expressão da eficiência térmica do ciclo de Carnot.
O motor Stirling oferece a oportunidade de uma alta eficiência além de uma emissão reduzida de poluentes, porque a combustão atua externamente e não dentro do cilindro como acontece nos motores de combustão interna. No motor Stirling , energia é transferida para o fluído atuante por produtos da combustão, os quais são mantidos separados. Isso é um motor de combustão externa.
-
O ciclo stirling é um processo composto por 4 etapas, que são:
- compressão isotérmica;
- aquecimento a volume constante;
- expansão isotérmica;
- resfriamento a volume constante.
Devido ao fato de os processos de compressão e expansão serem feitos de forma isotérmica, este ciclo possui uma eficiência teórica bastante alta, comparável ao ciclo de carnot. Na teoria, é como eles fossem compostos por inúmeras etapas de reaquecimento e inter-resfriamento , o que justifica a sua alta performance.
-
Expansão isotérmica a volume constante? Como é possível uma expansão a V constante?