-
I - Embora a radiação emitida por um corpo negro seja uma função do comprimento de onda e da temperatura, ela é independente da direção. Isto é, o corpo negro é um emissor difuso.
II - Correto
III - A Lei de Planck para radiação de corpo negro exprime a radiância espectral em função do comprimento de onda e da temperatura do corpo negro.
-
https://www.google.com/search?q=equa%C3%A7%C3%A3o+de+planck&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiB4Kve5ZDgAhVmHLkGHYjJAeYQ_AUIDigB&biw=1366&bih=657#imgrc=sZXv3XR5dOpf2M:
Esta é a distribuição de Planck, ela é função unicamente da temperatura e do comprimento de onda; Para cada comprimento de onda teremos uma radiação diferente.
Tornando correto apenas o item II.
-
A RADIAÇÃO DE UM CORPO OCORRE EM TODAS AS DIREÇÕES (É DIFUSA), ENTÃO, NÃO DEPENDE DA DIREÇÃO. MAS A ABSORÇÃO DE CALOR NA FORMA DE RADIAÇÃO (MECANISMO DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR) DEPENDE SIM DA POSIÇÃO RELATIVA ENTRE DO RECEPTOR EM RELAÇÃO AO EMISSOR (O QUE TORNA COMPLEXO O ESTUDO DESTE MECANISMO DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR). A QUESTÃO TENTA NOS CONFUNDIR NISTO, JÁ QUE MENCIONA NO ENUNCIADO TRANSFERÊNCIA DE CALOR POR RADIAÇÃO E DEPOIS FALA SOMENTE DA TEORIA DE CORPO NEGRO.
A TEORIA DE CORPO NEGRO NOS REMONTA A UM CORPO IDEAL QUE ABSOLVE 100% DA RADIAÇÃO INCIDENTE SOBRE ELE (NA PRÁTICA ISSO NÃO EXISTE), E, EMITE RADIAÇÃO TAMBÉM A MESMA TAXA ABSORVIDA. ENTÃO, SABE-SE QUE UM CORPO EMITE RADIAÇÃO NA MESMA PROPORÇÃO QUE ABSOLVE. NA PRÁTICA PARTE DA RADIAÇÃO INCIDENTE É ABSORVIDA, PARTE ATRAVESSA E PARTE É REFLETIDA.
-
Justificativas
I - Errada. Num corpo negro, a emissão de radiação se dá em todas as direções, ou seja: é difusa
II - Correto. A radiação é uma função do comprimento de onda
III - Errada. A radiação de um corpo negro depende da temperatura e e do comprimento de onda. Para um corpo cinzento, depende da temperatura, do comprimento de onda e da direção.
-
Trechos do Incropera:
- Um corpo negro absorve toda a radiação incidente, independente do seu comprimento de onda e de sua direção.
- Para uma dada temperatura e comprimento de onda, nenhuma superfície pode emitir mais energia do que um corpo negro.
- Embora a radiação emitida por um corpo negro seja uma função do comprimento de onda e da temperatura, ela é independente da direção. Isto é, o corpo negro é um emissor difuso.
Embora aproximadas muito de perto por algumas superfícies, é importante observar que nenhuma superfície tem exatamente as propriedades de um corpo negro. A melhor aproximação é atingida por uma cavidade cuja superfície interna se encontra a uma temperatura uniforme. Radiação de corpo negro existe no interior da cavidade independente do fato da superfície da cavidade ser altamente reflexiva ou absorvedora.
- A radiação emitida varia continuamente com o comprimento de onda.
- Em qualquer comprimento de onda, a magnitude da radiação emitida aumenta com o aumento da temperatura.
- A região espectral na qual a radiação está concentrada depende da temperatura, com, comparativamente, mais radiação aparecendo com menores comprimentos de onda na medida em que a temperatura aumenta.
- Uma fração significativa da radiação emitida pelo Sol, que pode ser aproximado por um corpo negro a 5800 K, encontra-se na região do visível no espectro. Em contraste, para T 800 K, a emissão encontra-se predominantemente na região do infravermelho no espectro, não sendo visível ao olho humano.
-
Um corpo negro emite radiação uniformemente em todas as direções por unidade de área normal da direção de emissão, isto é, um corpo negro é um emissor difusor. A expressão difusa significa "independente da direção". Depende da Temperatura, conforme a Lei de Stefan Boltzman E = sigma*T^4. Não depende do comprimento de onda, pois é um perfeito emissor e absorvedor - I (Errada)
Distribuição de Plank mostra a relação da potencia emissiva de um corpo negro espectral (não o total, que é a soma da radiação emitida sobre todos os comprimentos de onda) "E" em função do comprimento de onda (gama) e a Temperatura T
III - Depende do comprimento de onda também.