SóProvas


ID
2739826
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Caatinga é um bioma que se concentra na região Nordeste do Brasil. Ocupando cerca de 10% do território nacional, ela cobre grandes faixas do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e também um pedaço do Norte de Minas Gerais. Sobre o bioma Caatinga, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A Caatinga é um ecossistema único com ocorrência de rica vegetação em região semi-árida, dominada por tipos de vegetação com características xerofíticas – formações vegetais secas, que compõem uma paisagem cálida e espinhosa – com estratos compostos por gramíneas, arbustos e árvores de porte baixo ou médio (3 a 7 metros de altura), caducifólias (folhas que caem), com grande quantidade de plantas espinhosas (exemplo: leguminosas), entremeadas de outras espécies como as cactáceas e as bromeliáceas.

    A extração de madeira, a monocultura da cana-de-açúcar e a pecuária nas grandes propriedades (latifúndios) deram origem à exploração econômica. Na região da Caatinga, ainda é praticada a agricultura de sequeiro.

    Os ecossistemas do bioma Caatinga encontram-se bastante alterados, com a substituição de espécies vegetais nativas por cultivos e pastagens. O desmatamento e as queimadas são ainda práticas comuns no preparo da terra para a agropecuária que, além de destruir a cobertura vegetal, prejudica a manutenção de populações da fauna silvestre, a qualidade da água, e o equilíbrio do clima e do solo.

     

    http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/caatinga.htm

  • Um ecótono é uma região resultante do contato entre dois ou mais biomas fronteiriços. São áreas de transição ambiental, onde entram em contato diferentes comunidades ecológicas - isto é, a totalidade da flora e fauna que faz parte de um mesmo ecossistema e suas interações. Por isso, os ecótonos são ricos em espécies, sejam elas provenientes dos biomas que o formam ou espécies únicas (endêmicas) surgidas nele mesmo.

    Sobre os ecótonos no Brasil:

    Um estudo de 2003 realizado pelo IBAMA determinou os três principais ecótonos no Brasil: o Cerrado-Amazônia, que representa 4,85 % do território brasileiro (maior que os biomas Campos Sulinos e Costeiro juntos); o Caatinga-Amazônia, que corresponde a 1,7%; e o Cerrado-Caatinga, com 1,3%. O mapeamento também mostrou que há desequilíbrio entre o tamanho relativo dos ecótonos (e biomas) no território nacional e o percentual deles que é coberto por unidades de conservação de proteção integral: no Cerrado-Caatinga apenas 3.33% são protegidos; na Caatinga-Amazônia, 0,05%; e, no Cerrado-Amazônia 0,01%.

     

    Fonte: oeco.org.br

  • Alternativa: letra b.

    As plantas da Caatinga, de modo geral, perdem as suas folhas na estação seca.

  • Ecótono: região de transição entre 2 ou + comunidades/ecossistemas, com muitas espécies e nichos ecológicos. e.g.: mata dos cocais, vegetação de transição entre a floresta amazônica e a caatinga

  • Espécies xerófilas: espécies que estão adaptadas à vida num meio seco.

  • Concordo, eu também não entendi e errei a questão por esse motivo

  • Em botânica, caducifólia, caduca ou decídua é uma planta que, numa certa estação do ano, perde suas folhas