SóProvas


ID
2739904
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A cromatografia gasosa é um método físico de separação dos componentes de uma mistura através de uma fase gasosa móvel sobre um adsorvente estacionário. Depois de separados, os componentes da mistura podem ser quantificados por um detector adequado, situado na saída da coluna de separação. Sobre as características dos diversos tipos de detectores, NÃO é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Detector de condutividade térmica (DCT)

    Consiste em um detector que analisa a condutividade térmica do gás de arraste quando este passa pelo sensor. No momento em que o gás passa junto com um analito, a condutividade térmica se altera, gerando um sinal no sensor. Não destrói a amostra e pode ser utilizado com diversos tipos de analito (universal)

     

    Detector de captura de elétrons (DCE)

    O fluxo de gás passa por um sensor em que há um ânodo emitindo radiação em direção a um cátodo do outro lado, gerando uma corrente elétrica por onde o gás de arraste atravessa. Se junto com o gás de arraste houver algum analito eletrofílico (como halogênios), este irá absorver ("capturar") os elétrons da corrente, causando um decréscimo na corrente elétrica proporcional à concentração do analito. Pesticidas geralmente são halogenados, portanto é uma técnica adequada para análise dessa classe de tóxicos.

     

    Detector por ionização em chama (DIC/FID)

    O gás de arraste com a amostra passa por uma chama, onde é queimado formando uma corrente de íons que chega a um sensor, produzindo um sinal analítico. A produção de íons é proporcional ao número de átomos de carbono suscetíveis que entra na chama (massa do analito). É muito utilizado para compostos orgânicos, principalmente voláteis e/ou comburentes (muito utilizado para alcoolemia e pesquisa de acelerantes), porém é um método destrutivo.

  • O DIC é destrutivo. Como o próprio nome sugere, a amostra tem que ser queimada para que a análise ocorra. Não dá pra desqueimá-la depois, não é mesmo?

    Outra coisa importante sobre o DIC: não é espetroscópico.

  • Letra A: correta. Apresenta três das principais características do detector por condutividade térmica (DCT).

    Letra B: correta. O DCE apresenta baixa sensibilidade a cetonas, álcoois e hidrocarbonetos. Por outro lado, apresenta alta sensibilidade a halogênio, carbonilas conjungadas, nitrilas, nitrocompostos e compostos organometálicos.

    Letra C: incorreta. O DIC é destrutivo. Quando chega ao detector um composto constituído de carbonos, o mesmo é queimado produzindo íons CHO+ .

    Letra D: correta. O hidrogênio é muito utilizado como gás de arraste para detector DIC porque permite a formação da chama H2 + O2. Letra E: correta. A determinação da razão m/z dos fragmentos dos compostos separados é justamente o que permite a identificação das substâncias pela espectrometria de massa.

    Resposta: letra C 

    Diego Souza

    Estratégia Concursos