GABARITO: C
Detector de condutividade térmica (DCT)
Consiste em um detector que analisa a condutividade térmica do gás de arraste quando este passa pelo sensor. No momento em que o gás passa junto com um analito, a condutividade térmica se altera, gerando um sinal no sensor. Não destrói a amostra e pode ser utilizado com diversos tipos de analito (universal)
Detector de captura de elétrons (DCE)
O fluxo de gás passa por um sensor em que há um ânodo emitindo radiação em direção a um cátodo do outro lado, gerando uma corrente elétrica por onde o gás de arraste atravessa. Se junto com o gás de arraste houver algum analito eletrofílico (como halogênios), este irá absorver ("capturar") os elétrons da corrente, causando um decréscimo na corrente elétrica proporcional à concentração do analito. Pesticidas geralmente são halogenados, portanto é uma técnica adequada para análise dessa classe de tóxicos.
Detector por ionização em chama (DIC/FID)
O gás de arraste com a amostra passa por uma chama, onde é queimado formando uma corrente de íons que chega a um sensor, produzindo um sinal analítico. A produção de íons é proporcional ao número de átomos de carbono suscetíveis que entra na chama (massa do analito). É muito utilizado para compostos orgânicos, principalmente voláteis e/ou comburentes (muito utilizado para alcoolemia e pesquisa de acelerantes), porém é um método destrutivo.
Letra A: correta. Apresenta três das principais características do detector por condutividade térmica (DCT).
Letra B: correta. O DCE apresenta baixa sensibilidade a cetonas, álcoois e hidrocarbonetos. Por outro lado, apresenta alta sensibilidade a halogênio, carbonilas conjungadas, nitrilas, nitrocompostos e compostos organometálicos.
Letra C: incorreta. O DIC é destrutivo. Quando chega ao detector um composto constituído de carbonos, o mesmo é queimado produzindo íons CHO+ .
Letra D: correta. O hidrogênio é muito utilizado como gás de arraste para detector DIC porque permite a formação da chama H2 + O2. Letra E: correta. A determinação da razão m/z dos fragmentos dos compostos separados é justamente o que permite a identificação das substâncias pela espectrometria de massa.
Resposta: letra C
Diego Souza
Estratégia Concursos