SóProvas


ID
2740426
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um único computador em um escritório é conectado à Internet através de uma conexão banda larga cabeada e um roteador com uma única porta LAN.


Para compartilhar essa conexão com outros computadores no escritório, formando assim uma rede local cabeada, a essa rede deverá ser acrescido o equipamento

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

     

    O Switch nada mais é que um equipamento externamente semelhante a um hub (várias conexões para vários micros), mas que internamente possui a capacidade de chaveamento ou comutação (switching), ou seja, consegue enviar um pacote (um quadro, mais precisamente) exatamente para o segmento de destino.

     

    Cada cabo (e micro) ligado ao switch está, necessariamente, em um segmento diferente, e não em um único barramento, como acontece no caso do hub. Em outras palavras, o switch divide a rede em diversos segmentos, mais ou menos como a ponte. (A ponte só faz a segmentação da rede Ethernet em dois segmentos.) Além disso, a ponte faz o seu serviço por meio de software (programa) e o switch realiza essa segmentação diretamente no hardware (seus circuitos foram construídos para isso).

     

     

    João Antônio - Informática para Concursos - 5ª edição

  • Gabarito: E

    a)
    Firewall: Programa que cria uma “barreira” de proteção contra invasores (na verdade, contra, especificamente, as tentativas de comunicação com o computador protegido). Um firewall pode bloquear as comunicações por diversos critérios, previamente estabelecidos

    b) Modem: O modem (modulador/demodulador) é um equipamento de comunicação que permite que dois computadores fiquem conectados (troquem informações) através de uma linha de transmissão de sinais analógicos (normalmente a linha telefônica).

    c) DNS: DNS (Domain Name Service – Serviço de Nome de Domínio) é um serviço usado para realizar a tradução dos nomes de domínios (URLs) em endereços IP.

    d) Repetidor: É um equipamento usado para regenerar o sinal elétrico (ou mesmo o luminoso) para que este possa ser transportado por uma distância maior.

    e) Switch: Nada mais é que um equipamento externamente semelhante a um hub (várias conexões para vários micros), mas que internamente possui a capacidade de chaveamento ou comutação (switching), ou seja, consegue enviar um pacote (um quadro, mais precisamente) exatamente para o segmento de destino.

    Fonte: João Antônio, o mesmo livro citado pelo colega acima, só quis acrescentar a definição das outras alternativas :)

  • Rede cabeada: switch

     

  • SWITCH

     

    Criado principalmente para resolver os problemas que o hub apresentava, o switch é um equipamento que apresenta basicamente a mesma função executada de uma maneira diversa. Diferente de seu antecessor, um comutador, como também é chamado, recebe a informação a ser transmitida e a repassa apenas para o destinatário, evitando expô-la a outros computadores.

    O processo é realizado decodificando o cabeçalho do pacote e localizando as informações do receptor dos dados. O aparelho guarda os endereços dos destinatários em uma tabela na sua memória. Desta forma, ele consegue entregar as informações unicamente à máquina destinada e, assim, consegue ainda diminuir o tráfego da rede.Vale lembrar que mesmo em uma rede com um switch ainda é possível capturar informações, através de técnicas de sniffer. É necessário que o equipamento tenha algum tipo de proteção especial para evitar este tipo de roubo

    Quanto aos recursos, os comutadores podem ser classificados como gerenciáveis e não gerenciáveis. A principal diferença entre eles é que o primeiro se limita a apenas conectar dispositivos e transmitir dos dados dentro da rede, enquanto o segundo, além de fazer isso, conta com ferramentas que permitem administrá-lo remotamente ou até mesmo ver relatórios sobre determinados aspectos da rede e seu uso.BONS ESTUDOS.

  • REPETIDOR

    Repetidores são utilizados para estender a transmissão de ondas de rádio, por exemplo, redes wireless, WiMAX e telefonia móvel.

     

    SWITCH

    switch é um importante equipamento que possibilita a conexão de computadores em redes

     

    http://blog.mundomax.com.br/informatica/o-que-e-um-switch-e-para-que-serve/

     

  • Switch: Consegue gerênciar mais de uma comunicaçã por vez, além de , entregar a mensagem apenas ao destinatário.

  • Hubs, switches, roteadores e modems são equipamentos de distribuição e conexão de rede que, apesar de terem funções parecidas, se distinguem um dos outros pela maneira como fazem seus trabalhos.

     

    SWITCH é um equipamento de interconexão, do tipo concentrador de rede, porém, ele divide a rede em domínios de colisão independentes.

     

     

    Hub  Basicamente, ele conecta os computadores de uma rede e possibilita a transmissão das informações entre eles. Porém, é exatamente nesta transmissão que está o seu ponto fraco: ao pegar a informação de um computador para enviar, ele passa as informações por todos os computadores até encontrar o destinatário final.  Isto causa um tráfego enorme, além de expor os dados a qualquer um que esteja conectado nela, gerando um sério problema de segurança.

     

    Roteador é um equipamento que faz o papel de um intermediador, possibilitando a troca de pacotes entre redes separadas. Este trabalho é realizado seguindo um conjunto de regras que são encontradas na tabela de roteamento.

     

    Modem é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, capaz de ser transmitida pela linha telefônica, e que demodula o sinal analógico e o converte novamente para o formato digital original, criando uma comunicação entre dois pontos. É exatamente por causa desta característica que o aparelho tem este nome, que vem da junção das palavras (mo)dulador e (dem)odulador.

     

     

     

  • Só me faltava essa, professor de outros cursos vindo fazer propaganda no site do QC em plena parte de comentários kkkk isso aqui daqui a pouco vai virar um facebook ou instagram

  • SWITCH

    switch é um importante equipamento que possibilita a conexão de computadores em redes

  • Switch

    O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo).

    Assim como no hub, é possível ter várias portas em um switch e a quantidade varia da mesma forma.

    O hub está cada vez mais em desuso. Isso porque existe um dispositivo chamado "hub switch" que possui preço parecido com o de um hub convencional. Trata-se de um tipo de switch econômico, geralmente usado para redes com até 24 computadores. Para redes maiores mas que não necessitam de um roteador, os switchs são mais indicados.

  • Vamos lá:


    Os switches e hubs são nós concertadores de pontos. São utilizados tipicamente na topologia estrela. Basicamente, os computares estarão ligados por um cabo coaxial para transmitir as informações.


    Diferenças:


    Hub - Baratos e enviam as informações para todos os computadores, pois ele não sabe para quem a informação foi enviada.


    Switch - Caros e enviam as informações para o computador em especifico, pois ele sabe para quem a informação foi enviada.

  • Ademais, um Switch possui mais portas disponíveis que um hub ou ponte, o que – em uma rede com muitos computadores – faz a diferença na hora de distribuir o sinal de internet via cabo.


    Para compartilhar a Internet de forma cabeada para muitos computadores, o ideal é utilizar um Switch.


    Gab. E

  • Gabarito: E

    Switch- Manda a informação só para quem fez a pergunta.

  • LETRA E

    SWITCH: O switch é um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferença: os dados vindos do computador de origem somente são repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espécie de canal de comunicação exclusiva entre a origem e o destino. Dessa forma, a rede não fica "presa" a um único computador no envio de informações. Isso aumenta o desempenho da rede já que a comunicação está sempre disponível, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar dados simultaneamente à mesma máquina. Essa característica também diminui a ocorrência de erros (colisões de pacotes, por exemplo). Assim como no hub, é possível ter várias portas em um switch e a quantidade varia da mesma forma.

    FONTE: Apostila Prime Concursos.

  • E. Switch. correta

  • Uma rede local de computador (LAN - Local Area Network) é formada por dois ou mais computadores/dispositivos conectados através de um aparelho de conexão.
    Se a conexão ocorre diretamente entre dois dispositivos, como os smartphones via Bluetooth, temos outro tipo de rede, uma WPAN (Wireless Personal Area Network).

    O computador (da questão) possui conexão cabeada com um link de banda larga de Internet.
    Para compartilhar este acesso, deverá ser adicionado um switch, formando uma rede.

    O firewall é um filtro de conexões que permite ou bloqueia o acesso pelas portas de conexão, prevenindo invasões e impedindo o acesso de invasores.
    Modem é um modulador e demodulador de sinal que conecta o dispositivo na rede telefônica.
    DNS é o serviço de nomes de domínio, para traduzir endereços IP em URL e vice-versa.
    Repetidor é um equipamento que recebe um sinal degradado (ou em processo de degradação), regenera (recupera) e envia para um novo lance da conexão (aumentando o alcance do sinal).

    Um switch é um equipamento que permite a conexão de diversos dispositivos através de conexão cabeada.
    Antes da sua instalação, o usuário no enunciado da questão, possuía uma conexão de Internet dedicada para o seu computador.
    Ao instalar um switch, a conexão da Internet será conectada no aparelho e os novos computadores conectados também no switch. Desta forma, o sinal de Internet será distribuído para os computadores conectados e eles poderão trocar informações entre si (via switch).

    Gabarito: Letra E.














  • Um barramento linear ou um bridge seria mais interessante

  • Os switches realizam a conexão de hosts de uma rede local de forma otimizada, estabelecendo a relação entre hosts e as respectivas portas a eles conectadas. Assim, um quadro endereçado a um determinado host será enviado apenas a ele, excluindo o domínio de colisão presente em redes formadas por hubs.

    E como ele faz isso?

    Cada placa de rede possui uma identificação física denominada Endereço MAC.

    Um switch é capaz de identificar o endereço MAC de cada dispositivo com o qual se

    conecta diretamente.

    Assim, ele cria uma tabela que relaciona o número da porta do switch com o número MAC do computador a ela conectado.

    Pronto! Agora o switch sabe a localização de cada destino de rede e pode entregar um

    quadro diretamente ao seu destinatário.

    JÁ O HUB

    Um hub conecta computadores em uma rede local através de várias linhas de entrada conectadas eletricamente. Os quadros que chegam a quaisquer dessas linhas são enviados a todas as outras. Esse é o cerne das características do hub. Ele não conhece ninguém, não sabe qual computador está conectado a qual de suas portas. Então, quando o computador A envia um quadro para o computador B o hub replica esse quadro para todas os computadores. É tarefa do computador verificar se o quadro é para ele ou não. Se for, aceita. Se não for, descarta. Isso traz 2 problemas:

    - Falta de Segurança: um computador pode aceitar quadros de outro.

    - Impacto no Desempenho: as colisões ocorrem com maior frequência, uma vez que o tráfego que deveria sair de uma porta a ir para outra, vai para todas. Esses foram os principais motivos para que não se utilizasse mais hubs.

    O equipamento para o mesmo fim utilizado atualmente é o switch.

    FONTE: Professor César Vianna, Curso APROVADORES, TJ-RS

  • Para compartilhar a Internet de forma cabeada para muitos computadores, o ideal é utilizar um Switch.

  • switch (comutador) é um importante equipamento que possibilita a conexão de computadores em redes. ... Isso porque ocupa também a função central da rede, realizando a conexão entre várias máquinas numa LAN (Local Area Network).

  • Letra e. Função do Switch, interligar uma rede cabeada.

  • GABARITO: LETRA E

    COMENTÁRIO DO PROFESSOR PARA QUEM NÃO TEM ACESSO

    Uma rede local de computador (LAN - Local Area Network) é formada por dois ou mais computadores/dispositivos conectados através de um aparelho de conexão.
    Se a conexão ocorre diretamente entre dois dispositivos, como os smartphones via Bluetooth, temos outro tipo de rede, uma WPAN (Wireless Personal Area Network).

    O computador (da questão) possui conexão cabeada com um link de banda larga de Internet.
    Para compartilhar este acesso, deverá ser adicionado um switch, formando uma rede.

    O firewall é um filtro de conexões que permite ou bloqueia o acesso pelas portas de conexão, prevenindo invasões e impedindo o acesso de invasores.
    Modem é um modulador e demodulador de sinal que conecta o dispositivo na rede telefônica.
    DNS é o serviço de nomes de domínio, para traduzir endereços IP em URL e vice-versa.
    Repetidor é um equipamento que recebe um sinal degradado (ou em processo de degradação), regenera (recupera) e envia para um novo lance da conexão (aumentando o alcance do sinal).

    Um switch é um equipamento que permite a conexão de diversos dispositivos através de conexão cabeada.
    Antes da sua instalação, o usuário no enunciado da questão, possuía uma conexão de Internet dedicada para o seu computador.
    Ao instalar um switch, a conexão da Internet será conectada no aparelho e os novos computadores conectados também no switch. Desta forma, o sinal de Internet será distribuído para os computadores conectados e eles poderão trocar informações entre si (via switch).

    FONTE: Fernando Nishimura , Professor de Informática

  • FGV, sim, cobra Noções de Informática!

  • GABARITO LETRA E

    Switch é um equipamento que possibilita a conexão de redes de computadores, ele realiza a conexão entre várias máquinas e uma de suas vantagens, é que ele possui a finalidade de evitar a colisão de dados da rede, sobretudo quando as mesmas estão congestionadas.

    A) ERRADO Na verdade, pessoal, o Firewall é um dispositivo de segurança, e ele pode ser um software ou hardware. Alguns professores classificam o Firewall como uma parede de fogo (imagine uma barreira de fogo protegendo algo), isto é, nos indica que ele se trata de uma barreira de proteção contra invasões. Ou seja, ele é capaz de bloquear todo e qualquer acesso que possa prejudicar a REDE ou o computador.

    B) ERRADO. Na verdade, o Modem é um dispositivo de entrada e saída utilizado para o acesso à Internet

    C) ERRADO. DNS (Domain Name System) é um protocolo da Camada de Aplicação que tem a função de atribuir endereços léxicos aos recursos da rede. 

    D) ERRADO. Na verdade, o Repetidor conecta dois segmentos de cabo que opera na camada física. Um sinal que aparece em um deles é amplificado e colocado no outro.