SóProvas


ID
274090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No que se refere ao ambiente Linux, julgue os itens seguintes.

O Linux permite que o sistema seja inicializado tanto em modo texto, usando-se um shell orientado a caractere com um interpretador de comandos, como em um sistema de janelas, utilizando-se um shell gráfico.

Alternativas
Comentários
  • Na minha humilde opinião essa questão, está errada pelo "utilizando-se um shell gráfico."
    Os sistemas Linux realmente podem ser executados nos dois ambientes no entando o sistema gráfico é baseado em uma aplicação aparte ao shell, não está diretamente associado ao shell, básicamente os sistemas KDE e no GNOME dão base para as disrtibuições Linux que possuem um sistema de interface gráfica um exemplo é o Ubutun Linux que utiliza o sistema Gnome como padrão para sua interface gráfica.

    Só para ratificar o amigo acima a questão trata de Linux e não da família Windows.
  • Adalto,
    Acho que quando fez referência a "utilizando-se um
     shell gráfico."  ele queria dizer, "através do shell, utilizando um comando gráfico..."
  • SHELL -PARECIDA COM AQUELA TELA PRETA DO WINDOWS- É O COMPONENTE QUE INTERPRETA COMANDOS, ATUA COMO INTERFACE PARA O USUARIO SE COMUNICAR COM O KERNEL. O SHELL INTERPRETA DIVERSOS COMANDOS DO USUARIO NO MOMENTO DA SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS DO SISTEMA OPERACIONAL. O SHELL PODE INTERPRETAR COMANDOS TEXTUAIS OU GRÁFICOS.










    LIVRO INFORMATICA PARA PASSAR -LEO MATOS-.
  • Em minha opinião, a assertiva "utilizando-se um shell gráfico" deveria invalidar a questão. Shell, via de regra, é um interpretador de comandos em modo texto. Em modo gráfico, tem-se o conceito de interface gráfica, tais como KDE e Gnome.


  • O shell é um módulo que atua como interface usuário - sistema operacional, possuindo diversos comandos internos que permitem ao usuário solicitar serviços do sistema operacional. O shell também implementa um linguagem simples de programação que permite o desenvolvimento de pequenos programas (os famosos shell scripts).
     
  • O que é Shell?

    O intérprete de comandos é o interface entre o utilizador e o sistema de exploração, daí o seu nome inglês “shell”, que significa “casca”.
     




     

    É um programa que permite ao usuário iteragir com o sistema operacional através de comandos digitados do teclado. O seu papel consiste assim em ler a linha de comando, interpretar o seu significado, executar o comando, seguidamente devolver o resultado às saídas. O nome corresponde geralmente ao nome do executável.

    O shell mais famoso de Linux é o Bash, pois o mesmo oferece vários recursos que facilitam a vida do usuário. O mais básico é o sh. Em todos estes é possível criar scripts (mini-programas) que executam sequências de comandos, como se estivessem sidos digitados pelo usuário.

    Pesquisei na net e encontrei um artigo que fala em Interface gráfica para o Shell, quem quiser saber mais: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/BigBashView-interface-grafica-para-o-seu-shell-script/
  • http://www.youtube.com/watch?v=xh9ZQRbq65A
  • Nas questões do CESPE já vique não adianta o candidato querer saber mais que a banca. na maior parte dos casos basta o senso comum, não o hiperespecializado (coisa que a banca não é).
  • Shell gráfico foi fod# kkkkk

    GUI seria melhor!

  • Correta,

    Leiam: http://mauricio.severich.com.br/linux/refs/usuario/modo.texto.html

    entrar no modo texto do Linux. Caso esteja utilizando o Linux em modo gráfico deverá pressionar Ctrl-Alt-F1

    pronto, este é o prompt de comandos

  • Galera que manja mais acaba fazendo confusão...

    Quando a questão diz "shell gráfico", claramente está se referindo a uma janela com o shell. A questão até dá a dica "como em um sistema de janelas". O que é um bem diferente de que quando você está usando o linux no modo texto, que não tem janela nenhuma.

  • Basta lembrar: O shell pode ser textual ou gráfico! R: CERTO

  • (C)

    Shell--->Software  (Interpretador de comandos)

    KeRnel->HardwaRe (Núcleo do sistema operacional)