GAB.: A
Ainda sobre as extensões relacionadas a áudio, vale a pena conhecer mais algumas:
.MP3 – Esta é atualmente a extensão para arquivos de áudio mais conhecida entre os usuários, devido à ampla utilização dela para codificar músicas e álbuns de artistas. O grande sucesso do formato deve-se ao fato dele reduzir o tamanho natural de uma música em até 90%, ao eliminar freqüências que o ouvido humano não percebe em sua grande maioria.
.WMA – Esta extensão, muito semelhante ao MP3, foi criada pela Microsoft e ganhou espaço dentro do mundo da informática por ser o formato especial para o Windows Media Player. Ao passar músicas de um CD de áudio para o seu computador usando o programa, todos os arquivos formados são criados em WMA. Hoje, praticamente todos os players de música reproduzem o formato sem complicações.
.AAC – Sigla que significa codificação avançada de áudio, o AAC foi criado pela Apple a fim de concorrer diretamente com o MP3 e o WMA, visando superá-los em qualidade sem aumentar demasiadamente o tamanho dos arquivos. Menos conhecido, o formato pode ser reproduzido em iPods e similares, além de players de mídia para computador.
.OGG – Um dos formatos menos conhecidos entre os usuários, é orientado para o uso em streaming, que é a transmissão de dados diretamente da Internet para o computador, com execução em tempo real. Isso se deve ao fato do OGG não precisar ser previamente carregado pelo computador para executar as faixas.
.AC3 – Extensão que designa o formato Dolby Digital, amplamente utilizado em cinemas e filmes em DVD. A grande diferença deste formato é que as trilhas criadas nele envolvem diversas saídas de áudio com freqüências bem divididas, criando a sensação de imersão que percebemos ao fazer uso de home theaters ou quando vamos ao cinema.
.WAV – Abreviação de WAVE, ou ainda WAVEForm audio format, é o formato de armazenamento mais comum adotado pelo Windows. Ele serve somente para esta função, não podendo ser tocado em players de áudio ou aparelhos de som, por exemplo.
HAIL IRMÃOS!
A questão aborda conhecimentos acerca da identificação e funcionalidade dos tipos de extensões de arquivos, mais especificamente quanto à extensão utilizada para compactar áudios sem perda da qualidade.
A) Correta – A extensão “.MP3” refere-se a arquivos de áudios. Essa extensão é uma das mais utilizadas, uma vez que é possível, através dela, realizar a compressão de sons sem que haja uma perda significativa da qualidade.
B) Incorreta – A sigla “PC” refere-se aos computadores pessoais, ou seja, está se referindo ao computador como um todo.
C) Incorreta – A extensão “.DOC” refere-se a documentos de textos criados pelo Microsoft Word, nas versões 97 a 2003.
D) Incorreta – A extensão “.pdf” é utilizada para salvar arquivos, de forma que mantenham sua aparência original, e abri-los em qualquer outro dispositivo.
Gabarito – Alternativa A.