SóProvas


ID
2741536
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Florestal
Assuntos

A escolha ou definição da técnica de queima controlada a ser empregada em plantios florestais depende principalmente do objetivo que se pretende alcançar. Que técnicas de queima seriam recomendadas para os seguintes casos:

• Redução de material combustível no interior de plantios florestais.
• Abertura de clareiras para melhoria da alimentação da fauna silvestre.
• Queima em áreas montanhosas.

Em ordem de cima para baixo, assinale a alternativa CORRETA com as respectivas técnicas.

Alternativas
Comentários
  • • Redução de material combustível no interior de plantios florestais: Queima contra o vento

    Consiste em fazer o fogo progredir na direção contrária ao vento. O fogo pode ser iniciado ao longo de uma linha de base preparada, que pode ser uma estrada, um aceiro, um córrego ou outra forma de barreira e deixa-se que prossiga contra o vento. É considerada a técnica mais fácil e segura de queima controlada desde que o vento seja constante tanto em direção como em velocidade. Pode ser usada em grandes concentrações de combustíveis. Desvantagens - Tempo gasto na operação; necessidade da construção de aceiros no interior da área em intervalos freqüentes; presença de ventos com velocidade entre 6.5 e l6 km/hora para que a fumaça seja bem dissipada e o calor não suba diretamente para a copa das árvores; não deve ser utilizada em áreas inclinadas. Esta técnica é recomendada para a primeira redução de combustível nos povoamentos.

    • Abertura de clareiras para melhoria da alimentação da fauna silvestre: Queima central (ou em Anel)

    Vários pontos de fogo, em forma mais ou menos circular, são acesos no centro da área. A propagação destes ponto de fogo vai se acelerar a medida que a medida que a liberação de calor aumenta, formando uma ativa coluna de convecção. Em áreas maiores de 40 ha, uma segunda série de pontos de fogo é iniciada (formando um anel em volta da primeira), entre 15 e 30 metros do limite externo da área. Devido a forte coluna de convecção criada na região central, o fogo não se propaga com muita intensidade na direção dos limites externos da área. É uma técnica bastante utilizada em atividades florestais, principalmente na eliminação de resíduos de exploração, para o preparo do terreno para o plantio ou para melhorar o habitat da fauna silvestre em pequenas aberturas ou clareiras na floresta.

    • Queima em áreas montanhosas: Queima em V (ou Chevron)

    Utilizada para queima de áreas montanhosas. Consiste em acender linhas de fogo simultaneamente, partindo de um único ponto no ápice da montanha, fazendo com que progrida para a parte baixa basicamente este método envolve o conceito da queima de flancos, exceto que as linhas de fogo não são paralelas.

     

    Fonte: http://www.floresta.ufpr.br/alias/lpf/public_html/queima.html