SóProvas


ID
2741818
Banca
FCC
Órgão
TCE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas de Auditoria – NBC TA, a amostragem em auditoria destina-se a possibilitar conclusões a serem tiradas de uma população inteira com base no teste de amostragem dela extraída (NBC TA 500). Existem muitos métodos para selecionar amostras (NBC TA 530), entre os principais citados nas normas. Aquela em que a quantidade de unidades de amostragem na população é dividida pelo tamanho da amostra para dar um intervalo de amostragem é a seleção

Alternativas
Comentários
  • Seleção ALEATÓRIA: aplicada por meio de geradores de números aleatórios como, por  exemplo, tabelas de números aleatórios.

     

    Seleção SISTEMÁTICA, em que a quantidade de unidades de amostragem na população é dividida pelo tamanho da amostra para dar um intervalo de amostragem como, por exemplo, 50.

                                                  

    Amostragem de UNIDADE MONETÁRIA é um tipo de seleção com base em valores, na qual o tamanho, a seleção e a avaliação da amostra resultam em uma conclusão em valores monetários.

                                                  

    Seleção AO ACASO, na qual o auditor seleciona a amostra sem seguir uma técnica estruturada. A seleção ao acaso não é apropriada quando se usar a amostragem estatística.

                                                  

     Seleção DE BLOCO envolve a seleção de um ou mais blocos de itens contíguos da população.

  • Lembrando que apenas a amostragem estatística é que se pode levar a uma generalização.

    Apenas a experiência do auditor poderá ser usada, mas sem haver generalização.

    O que define a escolha do método utilizado (estatístico ou a experiência) é o julgamento do auditor.

  • Seleção sistemática ou de intervalo. Gabarito: e)