SóProvas


ID
2742262
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Assinale a alternativa correta nos termos da Constituição Federal.

Alternativas
Comentários
  •  Art. 5º Constituição Federal: ''Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: 

    XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;''

  • gabarito E - de maneira resumida....

    a)Todos podem reunir-se pacificamente, com ou sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.

    (apenas sem armas)

    b)Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade policial competente, salvo nos casos de transgressão militar.

    (autoridade judiciária) 

    c)Aos litigantes, em inquérito policial e processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

    (inquérito é inquisitivo, em regra, o contraditório não esta previsto no inquérito)

    d)A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, inclusive na hipótese de flagrante delito, salvo durante o dia e a noite, por determinação judicial.

    (pela lógica:::::: no flagrante não precisa de mandado, tampouco autorização)

    e)É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. gabarito

    abço

     

  • Inquérito policial é procedimento administrativo, tem caráter inquisitivo não cabendo contraditório.

  • Gabarito: E

     

    CF/88:

     

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

     

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

     

    XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

     

    XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

     

    LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

     

    LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

     

  • GABARITO: E

    A Questão A estava quase perfeita o que a deixou errada foi o fato de que todos podem reuni-se pacificamente com e sem armas.

    XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

     

  • XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

  • Gab E

     

    a)Todos podem reunir-se pacificamente, com ou sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.

     

     b)Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade policial competente, salvo nos casos de transgressão militar.

     

     c)Aos litigantes, em inquérito policial e processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

     

     d)A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, inclusive na hipótese de flagrante delito, salvo durante o dia e a noite, por determinação judicial.

     

     e)É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.


  • Assinale a alternativa correta nos termos da Constituição Federal.

    a) Todos podem reunir-se pacificamente, com ou sem armas (sem armas), em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, (sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente).

    b) Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade policial (judiciária) competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei.

    *Quase caí nessa pegadinha! Que maldade trocarem autoridade judiciária por autoridade policial. Por sorte estava mais familiarizado com o artigo da alternativa E). A princípio, na dúvida o ideal é ler todas as alternativas.

    c) Aos litigantes, em (inquérito policial e) retira a parte em azul. processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.

    LITIGANTES = PROCESSO JUDICIAL ou ADMINISTRATIVO.

    d) A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, inclusive na hipótese de flagrante delito, salvo durante o dia e a noite, por determinação judicial.

    Completamente errado.

    A casa é asilo inviolável = OK

    Ninguém nela podendo penetrar = OK

    Flagrante delito = Posso penetrar.

    Desastre = Posso penetrar.

    Prestar socorro = Posso penetrar.

    Durante o dia + Determinação judicial = Posso penetrar. (dia = 6 am as 18 pm)

    Noite = NÃO POSSO PENETRAR SE NÃO FOR ALGUM DOS CASOS ACIMA. MESMO COM DETERMINAÇÃO JUDICIAL SÓ POSSO DE DIA.

    e) É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

    OK - DE ACORDO COM A LETRA DA LEI. Art. 5º XII.

  • Breve..

    a)Todos podem reunir-se pacificamente,  ̶c̶o̶m̶ ̶ou sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.

    b) Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade  ̶p̶o̶l̶i̶c̶i̶a̶l̶ (judicial) competente, salvo nos casos de transgressão militar.

    c) Aos litigantes, em inquérito policial e processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o  ̶c̶o̶n̶t̶r̶a̶d̶i̶t̶ó̶r̶i̶o̶ ̶e̶ ̶a̶ ̶a̶m̶p̶l̶a̶ ̶d̶e̶f̶e̶s̶a̶, (inquérito não cabe contraditório e ampla defesa) com os meios e recursos a ela inerentes.

    d) A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador,  ̶i̶n̶c̶l̶u̶s̶i̶v̶e̶ (salvo) na hipótese de flagrante delito, durante o dia e a noite, ou por determinação judicial durante o dia.

    e) É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. (gabarito)

  • COM ARMAS..... SOCORRO

  • Questão ótima!!!!!!!!!!

  • Não tem contraditório e ampla defesa no inquérito policial, pois se trata de uma fase meramente investigativa, ninguém está sendo acusado de nada, ainda.

  • Cuidado, pois entende-se que a duração razoável do processo (inciso LXXVIII) é extensível ao Inquérito Policial.

  • Andre fontanela agora sim posso continuar meus estudos! depois de saber quantas vezes você respondeu essa questão e acertou

  • GABARITO LETRA E.

    A) A reunião deve ser feita somente SEM ARMAS.

    B) A ordem escrita e fundamentada é da autoridade JUDICIAL.

    C) Inquérito policial é inquisitivo, sendo assim NÃO HÁ contraditório nem ampla defesa.

    D) É permitido entrada em domicílio na hipótese de flagrante delito.

    E) CORRETA.

  • Inviolabilidade do domicílio: Por determinação JUDICIAL, apenas durante o dia.

  • Assertiva E

    É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.

  • O erro da alternativa C está em afirma em inquerito policial.

    Gabarito correto E

  • 1) Enunciado da questão

    Exige-se conhecimento acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos, mais especificamente ao direito de reunião, de inviolabilidade de domicílio e correspondência, bem como às garantias inerentes aos presos.

    2) Base Constitucional (Constituição Federal de 1988)

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

    XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;  

    XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

    XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

    LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

    LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

    3) Exame das assertivas

    A) ERRADA. Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas (e não com armas), em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, nos termos do art. 5º, XVI, da CF/88.

    B) ERRADA. Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judicial (e não policial) competente, salvo nos casos de transgressão militar, à luz do art. 5º, LXI, da CF/88.

    C) ERRADA. Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo (e não em inquérito policial), e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes, conforme art. 5º, LV, da CF/88.

    D) ERRADA. A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo na hipótese de flagrante delito ou desastre ou para prestar socorro, e, durante o dia, por determinação judicial, nos termos do art. 5º, XI, da CF/88

    E) CERTA. É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, à luz do art. 5º, XII, da CF/88.

    Resposta: E

  • "Inquérito Policial" não admite contraditório e ampla defesa,pois se trata de um procedimento administrativo e ao seu final não impõe nenhum tipo de penalidade!

  • Sobre a letra C

    A inquisitorialidade do Inquérito decorre de sua natureza pré-processual. No Processo temos autor (MP ou vítima), acusado e Juiz. No Inquérito não há acusação, logo, não há nem autor, nem acusado. O Juiz existe, mas ele não conduz o IP, quem conduz o IP é a autoridade policial (Delegado). No Inquérito Policial, por ser inquisitivo, não há direito ao contraditório nem à ampla defesa.

  • Nessas questões é mais fácil achar as erradas, e ai sim, achar a certa.

  • Não há que se falar em contraditório e ampla defesa em sede de inquérito policial.

  • A) ERRADA. Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas (e não com armas), em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, nos termos do art. 5º, XVI, da CF/88.

    B) ERRADA. Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judicial (e não policial) competente, salvo nos casos de transgressão militar, à luz do art. 5º, LXI, da CF/88.

    C) ERRADA. Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo (e não em inquérito policial), e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes, conforme art. 5º, LV, da CF/88.

    D) ERRADA. A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo na hipótese de flagrante delito ou desastre ou para prestar socorro, e, durante o dia, por determinação judicial, nos termos do art. 5º, XI, da CF/88

    E) CERTA. É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal, à luz do art. 5º, XII, da CF/88.

    Resposta: E

  • GAB. E)

  • A) XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;

    B) LXI - ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei;

    C) LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

    D) XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial;

    E) XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

    GABARITO -> [E]

  • "Com ou sem armas" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    PC-PR 2021

  • a) reunir sem armas

    b) autoridade judiciária e não autoridade policial.

    c) IP é procedimento administrativo e inquisitivo, dispensa-se contraditório e ampla defesa.

    d) Salvo na hipótese de flagrante delito.

    e) É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. (gabarito)

  • Vamos analisar cada assertiva individualmente:

    - alternativa ‘a’: incorreta. “Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente” – art. 5º, XVI, CF/88;

    - alternativa ‘b’: incorreta. “Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária competente, salvo nos casos de transgressão militar ou crime propriamente militar, definidos em lei” – art. 5º, LXI, CF/88;

    - alternativa ‘c’: incorreta. “Aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes” – art. 5º, LV, CF/88;

    - alternativa ‘d’: incorreta. “A casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial” – art. 5º, XI, CF/88;

    - alternativa ‘e’: correta, nos termos do art. 5º, XII, CF/88, sendo, portanto, o nosso gabarito.

    Gabarito: E

  • É inviolável o sigilo :

    • Da correspondência
    • Das comunicações telegráficas
    • De dados e
    • Das comunicações telefônicas ( Salvo nesse caso por ordem Judicial para fins de investigação criminal ou instrução processual penal.)

  • Não há contraditório nem ampla defesa no inquérito por seu caráter inquisitivo