SóProvas


ID
2742277
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Em relação ao conceito e ao objeto de estudo da criminologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: letra E 

    A criminologia moderna mantém como objeto de seu estudo o criminoso. Atualmente a criminologia tem como objeto de estudo: o delito, deliquente, a vítima e o controle social.

     

  • A Criminologia moderna ocupa-se com a pesquisa do fenômeno criminal: suas causas, características, sua prevenção e controle de sua incidência, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.

  • Criminologia é o estudo do crime (delito) , do criminoso (delinquente) , da vítima e das causas e fatores da criminalidade (controle social).
    A) Não exclui as causas exclusivamente individuais, pois estuda o criminoso. 

    B) Não é um ramo do direito penal. É uma ciência empírica (baseada na observação e experiência do ser) e interdisciplinar (influência profunda de diversas outras ciências) que tem por objeto de análise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vítima e do controle social  das condutas criminosas.

    C) Os fins básicos da Criminologia são informar a sociedade e os poderes constituídos acerca do crime, do criminoso, da vítima e dos mecanismos de controle social. Ainda: a luta contra a criminalidade (controle e prevenção criminal). O objeto da Criminologia está dividido em quatro vertentes: delito, delinquente, vítima e controle social.

    D) Por ser interdisciplinar, não tem foco somente no ponto de vista jurídico. Inclui sociologia, psicologia. 

    E) Os estudos científicos de Lombroso assumiam feição multidisciplinar, pois emprestaram informes da psiquiatria com a análise da degeneração dos loucos morais, bem como lançaram mão de dados antropológicos para retirar o conceito de atavismo e da não evolução, desenvolvendo o conceito de criminoso nato. Propõe a utilização de método empírico-indutivo ou indutivo experimental, que se ajustava ao causalismo explicativo defendido pelo positivismo. O crime não era uma entidade jurídica, mas sim um fenômeno biológico,
    razão pela qual o método indutivo-experimental deveria ser o empregado.

  • As questões de Criminologia nessa prova foram bem elaboradas.

  • A PARTIR DO ESTUDO DO DELINQUENTE PROCUROU-SE INVESTIGAR A GÊNESE DO COMPORTAMENTO DELITIVO , OU SEJA , OS MOTIVOS QUE O LEVARAM A VIOLAR O ORDENAMENTO JURÍDICO.

    A VISÃO ACERCA DA PESSOA DO DELINQUENTE APRESENTOU VARIAÇÕES DE ACORDO COM AS ESCOLAS CRIMINOLÓGICAS . PARA  A ESCOLA CLASSICA , O AUTOR DO FATO , DOTADO DE LIVRE ARBÍTRIO , ERA VISTO COMO UM PECADOR QUE TERIA OPTADO PELO MAL QUANDO PODERIA TER DIRECIONADO SUA CONDUTA PARA O BEM.

    O POSITIVO ANTROPOLÓGICO , VIGIA  A CONCEPÇÃO DE CRIMINOSO NATO ,VISUALIZANDO-SE O CRIMINOSO COMO UM SER ATÁVICO SIMIESCO.

     

    ESCOLA CORRELACIONALISTA, O CRIMINOSO ERA VISTO COMO ALGUÉM QUE PRECISAVA DE AJUDA E A PENA SERIA DOTADA DE UMA FUNÇÃO TERAPÊUTICA ,DESPEDIDADE CONTEÚDO RETRIBUCIONISTA.

    FONTE ;CRIMINOLOGIA  NATACHA ALVES DE OLIVEIRA

  •  

     

     a) O atual estágio de desenvolvimento da criminologia exclui do seu conceito o estudo das causas exclusivamente individuais para a prática dos crimes, substituindo-o pela análise das dinâmicas sociais.

    Errado!! nãos é exclusivamente individuais. Aqui já mata!

     b) É um ramo de conhecimento do Direito Penal, não podendo ser definida como ciência própria, visto que se ocupa do mesmo objeto.

    ERRADO!!! Não é um ramo do DP. Ciência empírica!

     c)É uma ciência que tem por objetivo principal auxiliar a interpretação das normas criminais, sob o ponto de vista dogmático.

     ERRADO!!! Não confundir a definição da dogmática para a definição zetética. Essa definição da alternativa é a definição dogmática.

    d) É uma ciência que estuda o crime sob o ponto de vista jurídico.

    ERRADO! Estuda sob o ponto de vista da zetética.

    e)Após superar os equívocos das primeiras abordagens sobre o homem delinquente, exemplificadas nos estudos de Lombroso, a criminologia moderna mantém em seu conceito o estudo do criminoso.

    Isso é verdade!!! Não é porque os estudos de lombroso foram superados, que seu estudo ficou fora da criminologia.

     

    Deus no comando!!!

  •  Tríade criminológica : Criminoso

                                          Crime

                                         Vítima.

  • GAb E

     

    No Período pré científico a criminologia tinha como objetos de estudo apenas o crime e o criminoso. 

     

    NA etapa científica incluiu-se a vítima e o controle social nos seus objetos de estudo. É como está atualmente. 

  • Maliciosa esta questão!

  • Assertiva E

    Após superar os equívocos das primeiras abordagens sobre o homem delinquente, exemplificadas nos estudos de Lombroso, a criminologia moderna mantém em seu conceito o estudo do criminoso.

  • Na letra "A" ter em mente que a atual criminologia ou criminologia moderna DIMINUIU o foco dado ao criminoso (fator individual) pois agora dá visão também ao crime, a vítima, e ao controle social. Ou seja, expandiu seu espectro de análise. Se a questão tivesse falado que DIMINUIU no lugar de excluiu estaria correta.

  • Sempre erro essa questão porque na letra E ele fala que está incluído no conceito de criminologia o estudo do criminoso, mas sempre penso que está errado, porque o estudo do criminoso está no objeto.

    To viajando ou a questão foi mal escrita mesmo?

  • Eliminei a alternativa A ao lembrar do conceito de criminalização secundária... Como conceito que faz parte da criminologia, imaginei que estivesse excluída a alternativa.
  • Criminologia x Direito Penal:

     

    São duas disciplinas que têm o mesmo objetivo com meios diversos: a criminologia com o conhecimento da realidade, e o direito penal com a valoraçãio interessada dessa mesma realidade. Hoje, é possível precisar, perfeitamente a autonomia de ambas as disciplinas e ao mesmo tempo, firmar sua interdependência recíproca.  A ciência do direito é valorativa e normativa, ao passo que a criminologia é empírica e causal-explicativa.

     

    FONTE: Criminologia. SHECAIRA, Sergio Salomão.

  • Gab E

    Ate o Século XX a Criminologia se ocupava com dois objetos de Estudo, o crime e o criminoso.

    Atualmente a Criminologia tem 4 objetos de estudo, o crime, o criminosos, a vítima e o controle social.

  • A) Incorreta!

    Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima, do controle social do comportamento delitivo, e trata de ministrar uma informação válida e contrastada sobre a gênese, dinâmica e variações principais do crime, comtemplando-o como problema individual e social, assim como sobre os programas para sua prevenção especial, as técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e os diversos modelos ou sistemas de resposta ao delito.

    Na criminologia moderna o criminoso passa de figura central para um segundo plano. Quando analisado, o criminoso tende a ser examinado como unidade biopsicossocial e não mais como unidade biopsicopatológica.

    PAULO SUMARIVA. Criminologia teoria e prática, 2019.

  • Criminologia é o estudo do crime (delito) , do criminoso (delinquente) , da vítima e das causas e fatores da criminalidade (controle social). FONTE: ALGUM ABENÇOADO DO QC.

    A) Não exclui as causas exclusivamente individuais, pois estuda o criminoso.

    B) Não é um ramo do direito penal. É uma ciência empírica (baseada na observação e experiência do ser) e interdisciplinar (influência profunda de diversas outras ciências) que tem por objeto de análise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vítima e do controle social das condutas criminosas.

    C) Os fins básicos da Criminologia são informar a sociedade e os poderes constituídos acerca do crime, do criminoso, da vítima e dos mecanismos de controle social. Ainda: a luta contra a criminalidade (controle e prevenção criminal). O objeto da Criminologia está dividido em quatro vertentes: delito, delinquente, vítima e controle social.

    D) Por ser interdisciplinar, não tem foco somente no ponto de vista jurídico. Inclui sociologia, psicologia.

    E) Os estudos científicos de Lombroso assumiam feição multidisciplinar, pois emprestaram informes da psiquiatria com a análise da degeneração dos loucos morais, bem como lançaram mão de dados antropológicos para retirar o conceito de atavismo e da não evolução, desenvolvendo o conceito de criminoso nato. Propõe a utilização de método empírico-indutivo ou indutivo experimental, que se ajustava ao causalismo explicativo defendido pelo positivismo. O crime não era uma entidade jurídica, mas sim um fenômeno biológico.

  • GABARITO E

  • Criminologia: Ciência empírica e Interdisciplinar, que se ocupa do Estudo do crime, do criminoso, da vítima e do controle social. 

    - é uma ciência empírica e interdisciplinar, fática do “ser”

    objetos de estudo: crime, delinquente, vítima e controle social;

    não é ciência normativa ou jurídica penal;

    - é uma ciência causal explicativa do delito como fenômeno social individual.

    - ocupa-se com a pesquisa cientifica do fenômeno criminal;

    - A criminologia é multidisciplinar e tem métodos científicos próprios.

  • NAO CONCORDO...

    Após superar os equívocos das primeiras abordagens sobre o homem delinquente, exemplificadas nos estudos de Lombroso, ATE AQUI EU CONCORDO

    a criminologia moderna mantém em seu conceito o estudo do criminoso. ESSA PARTE NÃO ME CONVENCEU !

    TODAS AS EXPLICAÇÕES QUE VI ACIMA SÃO GENERICAS. SE ALGUEM SOUBER RESPONDE AI PRA GENTE !

  • Bem subjetiva a alternativa E! Falar que os estudos de Lombroso foram "equivocados" é negar a própria história da Criminologia e a forma como a disciplina se apresenta hoje! Os estudos da Escola Positivista, ainda que bárbaros, contribuíram (e muito!) para o desenvolvimento da ciência criminológica. Questão dúbia.

  • A criminologia é uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR que estuda O CRIME, O CRIMINOSO, A VÍTIMA e o CONTROLE SOCIAL, tendo como finalidade combater a criminalidade por meio de métodos preventivos.

    Se fundamenta na observação e na experiência. É uma CIÊNCIA DO “SER”, tendo em vista que o seu objeto (crime, criminoso, vítima e controle social) é visível no mundo físico real e não ao mundo dos valores. SEU MÉTODO DE TRABALHO É O MÉTODO EMPÍRICO, INTERDISCIPLINAR E INDUTIVO.

    Já o direito penal é uma ciência normativa, valorativa e dogmática, uma ciência do DEVER-SER, ", que se vale do método dedutivo-sistemático para a apreciação do fato delituoso

  • Na A ele diz "exclui o conceito de EXCLUSIVAMENTE individual", OU SEJA, exclui o estudo exclusivo individual e passa a estudar não só o indivíduo mas também o crime, o meio social etc. Não consigo entender porque a A está errada se ele exclui o individualismo!

  • Gab E

    Até o Século XX: Crime e Criminoso

    Após o Século XX: Crime, Criminoso, Vítima e Controle Social.

  • GAB. E

    Após superar os equívocos das primeiras abordagens sobre o homem delinquente, exemplificadas nos estudos de Lombroso, a criminologia moderna mantém em seu conceito o estudo do criminoso.

  • A - Não exclui as causas exclusivamente individuais, ao contrário, soma-as dentro de um contexto biopsicosociológico.

  • Minha contribuição.

    Conceito, cientificidade, métodos, objetivos e finalidades da Criminologia

    O que é? É uma das ciências criminais.

    Conceito de criminologia: é a ciência empírica (observação dos fatos) e interdisciplinar que se preocupa com o estudo do crime, do criminoso, da vítima e do comportamento da sociedade em relação à criminalidade (controle social).

    Subdivisão dos ramos da Criminologia

    -Criminologia Geral: consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto.

    -Criminologia Clínica (Microcriminologia): consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos da Criminologia Geral para o tratamento dos criminosos, estudando a pessoa do criminoso em busca de sua ressocialização.

    Métodos

    A criminologia, por meio de estudos biológicos e sociológicos, possui os seguintes métodos:

    -Empirismo (experimental): extrai conclusões observando a realidade por meio dos sentidos humanos (observação sistemática dos fenômenos). Baseia-se em evidências e fatos.

    -Indutivo: conhece primeiro a realidade para depois explicá-la. Informações vêm dos dados que foram produzidos.

    -Interdisciplinaridade: a criminologia utiliza-se e necessita do conhecimento de diversas áreas e ciências.

    Objetos: crime (delito), criminoso (delinquente), vítima e controle social.

    Mnemônico para os objetos da criminologia: DDVC

    D - Delito

    D - Delinquente

    V - Vítima

    C - Controle Social

    Finalidades: compreender e prevenir o crime; intervir na pessoa do delinquente, conhecendo-o e entendendo sua causa; valorar os diferentes modelos de respostas à criminalidade de vários ramos do conhecimento.

    Fonte: Diego Pureza

    Abraço!!!

  • Para mim a moderna criminologia estuda a Vitima ou seja:

    PERÍODO PRE-CIENTIFICO-------- CRIME

    PERÍODO CIENTIFICO----------CRIMINOSO

    MODERNA CRIMINOLOGIA ------VÍTIMA E CONTROLE SOCIAL