-
alguém pode explicar!
-
Letra E
revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.
-
a) Entrevista (indagação) consiste na elaboração de perguntas objetivando a obtenção de respostas para quesitos previamente definidos
b) Análise de Contas Usada para a constatação da veracidade das informações contábeis, fiscais, etc
c) Circularização (Confirmação externa) consiste na confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade
d) Conciliação Objetiva verificar a compatibilidade entre o saldo das contas sintéticas com aqueles das contas analíticas, ou ainda o confronto dos registros mantidos pela entidade com elementos recebidos de fontes externas
e) GABARITO A Revisão analítica (procedimentos analíticos) objetiva verificar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas.
Bons estudos!
-
Letra E
Revisão analítica é um teste para verificar valores significativos em situações atípicas.
-
Vamos item por item.
Item A: a entrevista (indagação) consiste na busca de informações junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não financeiro, dentro ou fora da entidade, a partir da elaboração de perguntas objetivando a obtenção de respostas para quesitos previamente definidos. A questão trata da técnica CIRCULARIZAÇÃO, que veremos no tópico a seguir. INCORRETO
Item B: a Análise de Contas é utilizada pela contabilidade para a constatação da veracidade das informações contábeis, fiscais, etc. INCORRETO
Item C: Circularização (Confirmação externa) consiste na confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade. Veremos no tópico a seguir. INCORRETO
Item D: Conciliação é utilizada pela contabilidade com o objetivo de verificar a compatibilidade entre o saldo das contas sintéticas com aqueles das contas analíticas, ou ainda o confronto dos registros mantidos pela entidade com elementos recebidos de fontes externas. INCORRETO
Item E: A Revisão analítica (procedimentos analíticos) objetiva verificar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas. CORRETO
Gabarito: alternativa E.
-
GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia
TÉCNICAS DE OBTENÇÃO DE EVIDÊNCIA FÍSICA
Inspeção física
- Esta técnica consiste na constatação in loco da existência física de um objeto, bem como de seus atributos. A técnica serve também para a verificação de atributos de objetos, como, por exemplo, o estado de conservação de um bem, o prazo de validade de produtos e os tipos de materiais utilizados em uma obra.
Observação direta
- A observação direta é uma técnica de coleta de dados ou informações que utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade.
TÉCNICAS DE OBTENÇÃO DE EVIDÊNCIA DOCUMENTAL
Exame documental
- O exame documental consiste na análise de documentos relacionados ao objeto da auditoria em busca de dados ou informações que poderão servir de subsídio ao planejamento da auditoria ou como evidências dos achados.
Circularização
- Esta técnica consiste na confirmação, por parte de fontes externas à unidade auditada, de informações obtidas junto ao auditado. A resposta, que deve ser formalizada, pode vir no formato de uma declaração escrita ou de uma ou mais cópias de documentos.
Mapa de processos
- Consiste na decomposição de um processo de trabalho pela sequência de atividades que o compõem na forma de um diagrama (fluxograma). Fornece uma representação gráfica das operações sob análise, podendo evidenciar a sequência das atividades, os agentes envolvidos, os prazos e o fluxo de documentos (BRASIL, 2003).
TÉCNICAS DE OBTENÇÃO DE EVIDÊNCIA TESTEMUNHAL
Entrevista
- A entrevista consiste na elaboração de perguntas objetivando a obtenção de respostas para quesitos previamente definidos. Em resumo, uma entrevista é uma sessão de perguntas e respostas para obter uma informação específica (ISSAI/Apêndice 1, 2004).
Indagação escrita
- Consiste na formulação e apresentação de questões, geralmente por intermédio de um ofício, com o objetivo de obter a manifestação do respondente por escrito.
-
TÉCNICAS DE OBTENÇÃO DE EVIDÊNCIA ANALÍTICA
Conferência de Cálculo
- Esta técnica consiste na revisão das memórias de cálculos relacionados ao objeto da auditoria com o fim de verificar a correção das operações matemáticas e dos insumos utilizados nas operações.
Conciliação
- Consiste no cotejo do registro da movimentação de contas bancárias ou contábeis entre si, ou com elementos, fatos ou ocorrências que devam guardar correspondência com a movimentação.
Análise de contas
- A técnica consiste no exame das transações que geraram lançamentos em determinada conta contábil. O auditor, após escolher os lançamentos contábeis, passa a identificar e investigar a existência, legalidade e pertinência dos fatos correspondentes.
Revisão analítica
- Consiste na utilização de inferências lógicas ou na estruturação de raciocínio que permita chegar a determinada conclusão sobre o objeto auditado.
Extração eletrônica de dados
- Consiste na solicitação ao auditado de dados sistematizados, que posteriormente serão analisados. O auditor, após verificar o universo de dados disponíveis, seleciona apenas os dados que estão relacionados com o objetivo da auditoria.
Cruzamento eletrônico de dados
- Consiste na comparação automática dos dados extraídos a partir de um campo comum parametrizado especificado pelo auditor. Geralmente o cruzamento é feito utilizando um software específico.
Cabe ressaltar que as técnicas básicas não são estanques. Outras técnicas também podem ser úteis no trabalho do auditor. Existem, por exemplo, técnicas próprias da auditoria operacional, tais como matriz SWOT, pesquisa, mapa de produto, benchmarking marco lógico, árvore de problemas e análise RECI.
-
A A CIRCULARIZAÇÃO confirma, por parte de fontes externas à unidade auditada, as informações obtidas junto ao auditado, por meio de declaração escrita ou de uma ou mais cópias de documentos.
B A ENTREVISTA elabora perguntas sobre quesitos previamente definidos, amplia o conhecimento sobre o objeto auditado e obtém a percepção de gestores e beneficiários sobre o aspecto examinado.
C A CONCILIAÇÃO compara o registro da movimentação de contas bancárias ou contábeis entre si, ou com elementos, fatos ou ocorrências que devam guardar correspondência com a movimentação.
D A ANÁLISE DE CONTAS examina as transações que geraram lançamentos em uma conta contábil, na qual o auditor, após escolher os lançamentos contábeis, passa a investigar a existência, a legalidade e a pertinência dos fatos.
E A REVISÃO ANALÍTICA utiliza inferências lógicas que permitam chegar a determinada conclusão sobre o objeto auditado, com o objetivo de verificar o comportamento de valores significativos.
-
Resolução: As técnicas utilizadas fazem parte da doutrina em auditoria e, eventualmente, são citados em alguns normativos das mais variadas jurisdições, como a área governamental, por exemplo. Entretanto, são ações utilizadas na auditoria em geral, embora possam ter “nomes” diferentes conforme o livro ou fonte.
A – Errado. Entrevista é o mesmo que indagação. Consiste em perguntar a “alguém”, interno ou externo.
B – Errado. Análise de contas é uma análise minuciosa, verificando, por exemplo, os débitos e créditos que levam ao saldo final da conta.
C – Errado. Isto é conciliação. A mais famosa das conciliações é a “conciliação bancária”, em que confrontamos os extratos bancários com os lançamentos do razão.
D – Errado. Isso é a análise de contas.
E – Certo. Trata-se do procedimento de auditoria também conhecido como procedimento analítico substantivo.
Resposta: E