-
Em sistemas operativos Unix um processo zombie é um processo que já foi completamente executado mas ainda se encontra na tabela de processos do sistema operativo, permitindo o processo que o criou ler o seu valor de saída.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_zombie
-
O init torna-se pai, por adoção, de todos os processos cujo processo pai foi finalizado abruptamente.
-
Letra D
Complementado quanto ao processo Zombie
"Quando um processo termina, a memória a ele associada é libertada, no entanto a informação sobre esse processo continua disponível, embora ele já não exista. Normalmente os processos zombie não duram muito tempo já que o sinal SIGCHLD é emitido quando ele entra nesse estado, possibilitando ao processo pai saber quando isso acontece para ler as informações necessárias."
-
I. O PID do processo init é automaticamente atribuído ao PPID de processos que se tornam órfãos. (CORRETA) - PID=id do processo. PPID - id do processo pai. Um processo ófão ocorre quando um processo pai termina mas o filho continua executando, quando isso acontece o processo init "adota" o filho atribuindo a ele um PPID.
II. Processo zombie é a nomenclatura atribuída ao processo que possui autonomia própria, comportamento errático e que nunca termina sua execução, consumindo recursos do sistema indistintamente. (ERRADA) - Processo zumbi é aquele que foi encerrado mas ainda consta na tabela de processos. Ele NÃO consome recursos.
III. A prioridade de execução de um processo é indicada por um número que tem variação de -20 a 19 e quanto menor for este número, maior será a prioridade do processo. (CORRETA) - Todos os processos do Linux possuem prioridades de execução, variando em uma escala que vai de 19 (menos significativa) a -20 (mais significativa). Por padrão, os processos executados por um usuário ganham a prioridade 0, mas por meio do comando renice é possível alterar esse valor para algum nível entre 0 e 19. Apenas o usuário administrador (root) é capaz de ir além, alterando prioridades de qualquer processo e chegando até o nível máximo de -20.
GABARITO ITEM D
https://canaltech.com.br/linux/conheca-6-comandos-para-gerenciar-processos-do-linux/
-
renice: altera a prioridade de um processo já iniciado (se não iniciado, usa-se o comando nice).
a prioridade de execução de um processo é indicada por um número que tem variação de -20 a 19 e quanto menor for este número, maior será a prioridade do processo.
sudo renice -20 -p 1024 (aumenta a prioridade de execução do processo 1024)
-20: prioridade máxima.
19: prioridade mínima.