-
Gabarito B
Identificando cada característica qualitativa temos as Fundamentais, aquelas que precisam ocorrer concomitantemente para que a informação reportada seja útil:
Relevância: aquela informação capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários, seja considerando-a ou não; e
Representação Fidedigna: a realidade retratada precisa ser completa, neutra e livre de erro.
Nem a representação fidedigna de fenômeno irrelevante, tampouco a representação não fidedigna de fenômeno relevante auxiliam os usuários a tomarem boas decisões.
Já as Características de Melhoria “melhoram” a utilidade da informação que é relevante e que é representada com fidedignidade, porém a falta de quaisquer delas ou de todas não isenta a informação de ser útil:
Comparabilidade: permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles;
Verificabilidade: assegura aos usuários que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar;
Compreensibilidade: Classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível; e
Tempestividade: informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.
Características qualitativas de melhoria devem ser maximizadas na extensão possível. Entretanto, quer sejam individualmente ou em grupo, elas não podem tornar a informação útil se dita informação for irrelevante ou não for representação fidedigna.
-
Sobre as alternativas:
a) REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA - substituiu a confiabilidade - deve ser, de fato, fidedigna. Deve ser COMPLETA, NEUTRA E LIVRE DE ERROS;
(b) COMPARABILIDADE - "que compara" - "permite que os usuários identifiquem e compreendam as similaridades dos itens e as diferenças entre eles" necessitará de mais de um bem -precisa de mais dados para poder haver a comparação;
c) VERIFICABILIDADE - significa que diferentes observadores podem chegar a um consenso;
d) TEMPESTIVIDADE diz respeito ao fato de ter a informação contábil a tempo de influenciá-lo na decisão;
e) COMPREENSIBILIDADE - a informação deve chegar ao tomador de decisão de forma que entenda o resultado da análise.
Importante ressaltar ainda:
Como caracteristicas Fundamentais => Relevância e Representação Fidedigna
Como características qualitativas de melhoria => Comparabilidade; Compreensibilidade;Tempestividade; Verificabilidade
-
As decisões dos usuários envolvem escolher entre alternativas, como, por exemplo, vender ou manter o investimento, ou investir em uma ou outra entidade que reporta. Consequentemente, informações sobre a entidade que reporta são mais úteis se puderem ser comparadas a informações similares sobre outras entidades e a informações similares sobre a mesma entidade referentes a outro período ou a outra data.
Comparabilidade é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças entre itens. Diferentemente das outras características qualitativas, a comparabilidade não se refere a um único item. A comparação exige, no mínimo, dois itens.
Assim, correta a alternativa B.
-
verificabilidade - consenso /
comparabilidade - compreensão das similaridades
-
Comparabilidade : Permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridade dos itens e diferença entre eles. Requer o mínimo de dois itens.
obs. Não é a mesma coisa que consistência e uniformidade.
-
Comparabilidade : Permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridade dos itens e diferença entre eles. Requer o mínimo de dois itens.
obs. Não é a mesma coisa que consistência e uniformidade.
-
As cacacterísticas qualitativas se dividem em QUALITATIVAS FUNDAMENTAIS e em QUALITATIVAS DE MELHORIA.
· Qualitativa Fundamentais: Representação fidedigna; Relevância
· Qualitativa de melhoria: Compreensibilidade; Comparabilidade; Tempestividade; Verificabilidade
RE RE CO CO TV
-
comparabilidade
- similaridade dos itens e diferenças entre eles
- consistência
consistência
- 1) uso dos mesmos métodos para os mesmos itens;
- 2) comparabilidade é a meta; a consistência ajuda a atingir essa meta
-
2.25 Comparabilidade é a característica qualitativa que permite aos usuários identificar e compreender similaridades e diferenças entre itens. Diferentemente das outras características qualitativas, a comparabilidade não se refere a um único item. A comparação exige, no mínimo, dois itens.