SóProvas


ID
2743753
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Muitos autores atribuem a expansão do rádio à regulamentação do Decreto nº 21.111, de 1932.

Sobre esse decreto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A partir de 32, no mês de março, o Decreto Lei 21.111, assinado por Getúlio Vargas,autoriza a publicidade no rádio. Começava aí uma verdadeira revolução, e com isso, era criado o conceito de que rádio é audiência. O governo federal começou a distribuir concessões de canaispara particulares.

     

    FONTE:https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/198/1/MONOGRAFIA%20DEMARIE%20HENRIQUES.pdf

     

    O Projeto Minerva foi um programa de rádio brasileiro elaborado pelo governo federal e que teve por finalidade educar pessoas adultas. Todas as emissoras do país eram obrigadas a transmitir a sua programação, veiculada após a Hora do Brasil.

    Foi criado pelo então Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação e Cultura (SRE). Iniciou suas transmissões 1º de setembro de 1970. O nome Minerva é uma homenagem à deusa romana da sabedoria.

     

    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Minerva

  • A Voz do Brasil é o programa de rádio mais antigo do país e do hemisfério sul ainda em transmissão. Foi criado em 1935, durante o governo de Getúlio Vargas, com o nome Programa Nacional. Em 1938, passou a ter transmissão obrigatória com horário fixo das 19 às 20h, e seu nome mudou para A Hora do Brasil. Em 1971, adotou o nome A Voz do Brasil, que mantém até hoje.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Voz_do_Brasil

  • Letra D

  • Foi permitido e regulamentado, pelo decreto nº 21.111, de 1 de março de 1932, a propaganda comercial nas emissoras de radiodifusão. Antes de se permitir anúncios comerciais nas rádios, estas eram financiadas por clubes de ouvintes. Foi, também, por aquele decreto, regulamentada as concessões de estações de rádio no Brasil, e vigorou até 1962, quando surgiu o Código Brasileiro de Telecomunicações - Wikipedia

  • A estrutura da exposição de motivos de caráter meramente informativo segue o modelo do padrão ofício.

    No enunciado, a banca não afirma que há apenas um, ela apenas se referiu o modelo informativo.