SóProvas


ID
2744026
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nas conferências proferidas em A Verdade e as Formas Jurídicas, Foucault assinalava que o exame penal surgido no contexto político e histórico dos séculos XVII / XIX serviria de matriz para a formação das ciências humanas, entre as quais podemos incluir a Psicologia.


Por sua vez, a tragédia de Édipo Rei, escrita por Sófocles na Grécia Clássica, portanto, em uma época anterior, corresponde à forma jurídica baseada

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia comentar essa questão?
  • Acredito que a noção de inquérito se dá à medida que temos um desfecho na história. Consideranso os fatos que levam o Rei Édipo a tomar conhecimento daquilo que está envolvidos na morte do próprio pai e na dimensão incestuosa do seu relacionamento com a sua mãe.
  • O filósofo francês Michel Foucault (2003) analisa a peça de Sófocles adotando como fio condutor as práticas jurídicas presentes na Grécia Antiga; para tal, ele circunscreve a interpretação baseado na sua concepção de saber e poder. O que Sófocles descreve é um modelo de prática jurídica que já fazia parte do contexto social grego, presente, por exemplo, na Ilíada, na disputa entre Menelau e Antíloco. Nesse julgamento, o primeiro acusa o segundo de trapacear em uma corrida de carruagens e convoca o outro a jurar diante de Zeus se logrou ou não, o que exige a confissão de Antíloco. Há, já nesse momento da história grega, uma estrutura investigatória que impõe a presença de testemunhas e provas. Um modelo jurídico que perdura até os dias atuais.



    Resposta: letra A

  • Gab A

    O que Sófocles descreve é um modelo de prática jurídica que já fazia parte do contexto social grego, presente, por exemplo, na Ilíada, na disputa entre Menelau e Antíloco.