SóProvas


ID
2744062
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a genealogia do poder, as perícias psicológicas no campo do judiciário remetem ao surgimento das perícias psiquiátricas nos séculos XVIII/XIX. Estas foram estrategicamente importantes para a psiquiatria se transformar em gestora da ordem social.


Nesse mesmo contexto histórico, ganhou destaque a ideia de população enquanto problema e fonte de riqueza, cuja regulação passaria a ser buscada por práticas de governo.


Assinale a opção que indica como Foucault identificou essas práticas.

Alternativas
Comentários
  • Biopolítica é o termo utilizado por Foucault para designar a forma na qual o poder tende a se modificar no final do século XIX e início do século XX. As praticas disciplinares utilizadas antes visavam governar o indivíduo. A biopolítica tem como alvo o conjunto dos indivíduos, a população. A biopolítica é a prática de biopoderes locais. No biopoder, a população é tanto alvo como instrumento em uma relação de poder. A biopolítica contrasta como modelos tradicionais de poder baseados na ameaça de morte. Ela representa uma “grande medicina social” que se aplica a população a fim de controlar a vida: a vida faz parte do campo do poder;

    Biopoder é um termo criado originalmente pelo filósofo francês Michel Foucault para referir-se à prática dos Estados modernos e sua regulação do que a eles estão sujeitos por meio de uma "explosão de técnicas numerosas e diversas para obter a subjugação dos corpos e o controle de populações". Trata-se relações de poder que regulamentam e massificam os processos de vida, produzindo existências assujeitadas por normas disciplinares e práticas de regulação da vida. Em suma, o biopoder estaria operando hoje nas mesma lógica pela qual o poder disciplinar operou um dia.

    Fonte: http://www.ufrgs.br/e-psico/subjetivacao/espaco/biopolitica.html

    Gabarito: A