SóProvas


ID
2745268
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As afirmativas I referem-se à arquitetura TCP/IP e as afirmativas II referem-se à comunicação sem fio: padrão 802.11, protocolos 802.1x e Bluetooth. Assinale a única alternativa que traz as duas afirmativas INCORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • "A estrutura do segmento TCP possui em seu cabeçalho número de porta de origem e de destino, número de sequência e de reconhecimento, TTL (Time-to-Live) e checksum."

     

    CABEÇALHO TCP:

     - Porta de Origem;

    - Porta de Destino;

    - Nº de sequência;

    - Nº de Confirmação;

    - Comprimento do cabeçalho TCP

    - Flags (CWR, ECE, URG, ACK, PSH, RST, SYN, FIN);

    - Tamanho da janela;

    - Checksum;

    - Ponteiro urgente;

    - Opções;

    - Dados (opcionais).

     

     

    Logo, o campo TTL não existe no cabeçalho TCP, mas sim no IPv4. No IPv6, tem o nome de HOP LIMIT. E as redes Bluetooth opera na faixa não licenciada de 2,45 GHz.

     

    (Fonte: Peterson)

     

    Att,

    Foco na missão!

     

  • Concordo com o Item 1 que a FUTURA MILITAR explicou

    Entretanto, quanto ao item 2, acredito que erro não se encontra na faixa de frequência e sim no modo utilizado

    Veja bem:

    "A camada de rádio move os bits do mestre para o escravo ou vice-versa. Ela é um sistema de baixa potência com um alcance de dez metros, operando na banda ISM de 2,4 GHz como o 802.11. A banda está dividida em 79 canais de 1 MHz cada um. Para coexistir com as outras redes usando a banda ISM, é utilizado o espectro de espalhamento por salto de frequência." 

    Redes de Computadores, 5° Edição. página 203 - Tanenbaum

    Diante isso, o bluetooth NÃO utiliza o modo CDM, como é afirmado, e sim FHSS

     

  • Corroborando com André Luiz:

    "Dispositivos Bluetooth operam na faixa ISM (Industrial, Scientific, Medical) centrada em 2,45 GHz em sua camada física de Radio (RF) que era formalmente reservada para alguns grupos de usuários profissionais. Nos Estados Unidos, a faixa ISM varia de 2400 a 2483,5 MHz. Na maioria da Europa a mesma banda também está disponível. No Japão a faixa varia de 2400 a 2500 MHz. Os dispositivos são classificados de acordo com a potência e alcance, em três níveis: classe 1 (100 mW, com alcance de até 100 m), classe 2 (2,5 mW e alcance até 10 m) e classe 3, (1 mW e alcance de 1 m, uma variante muito rara). Cada dispositivo é dotado de um número único de 48 bits que serve de identificação"

    fonte: https://www.inf.pucrs.br/~cnunes/redes/Trabalho%20Bluetooth.pdf