SóProvas


ID
2745307
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos padrões de segurança para redes sem fio, considere as afirmações a abaixo:

I. O padrão WEP tem como algoritmo de criptografia o RC4 (Ron’s Cipher 4). Trata-se de um algoritmo de fluxo (stream cipher) que utiliza um mecanismo de verificação de integridade CRC32 (Cyclic Redundancy Check) de 32 bits.
II. O EAP faz uso de métodos legados. Exemplos desses métodos são: TTLS (Tunneled Transport Layer Security) e o PEAP (Protected EAP) para sistema de autenticação pré-existente.
III. O WPA é razoavelmente mais forte que o padrão WEP, pois estabeleceu um novo esquema de verificação de integridade, por meio do protocolo TKIP (Temporal Key Integrity Protocol), substituindo o mecanismo de verificação de integridade CRC pelo MD5 (Message-Digest algorithm).
IV. Sobre o WPA2, seu diferencial está no fato de o mesmo ter abandonado a criptografia de fluxo e o RC4 e adotado o CCMP (Conter Mode with Cipher Block) como novo sistema de criptografia que faz uso do algoritmo de criptografia AES (Advanced Encryption Standard) que se baseia em algoritmo de criptografia por blocos (block cipher).

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: E.


    O erro da III é falar que o WPA usa MD5 para integridade, quando na verdade ele usa MAC (message authentication code) para integridade e autenticidade.

  • A saber....

    CCMP (CoUnter Mode with Cipher Block).....

  • Concordo com o Luís, matei a questão rápido depois que li o enunciado da III.

  • Letra E

    Luiz! Permita-me fazer uma correção.

    O WPA usa a função hash - MICHAEL - utiliza-se de alguns dados para gerar o MIC - MIC vem de MIC-hael;

       -> MIC = "Message Integrity Code" = Código de Integridade de Mensagem = ** Não é um código de autenticação de mensagem, pois seu objetivo é garantir a integridade dos dados;

  • e-

    O RC4 é um algoritmo de fluxo (stream cipher) que utiliza a verificação de integridade CRC32 (Cyclic Redundancy Check) de 32 bits. O EAP faz uso de métodos legados, TTLS (Tunneled Transport Layer Security) e PEAP (Protected EAP), para sistema de autenticação preexistente. No WPA2, o diferencial está no fato de ter abandonado a criptografia de fluxo e o RC4 e adotado o CCMP (Conter Mode with Cipher Block) como novo sistema de criptografia, que faz uso do algoritmo de criptografia AES (Advanced Encryption Standard), que se baseia em algoritmo de criptografia por blocos (block cipher).

  • I. O padrão WEP tem como algoritmo de criptografia o RC4 (Ron’s Cipher 4). Trata-se de um algoritmo de fluxo (stream cipher) que utiliza um mecanismo de verificação de integridade CRC32 (Cyclic Redundancy Check) de 32 bits. (CERTO)

    WEP (Wired Equivalent Privacy) utiliza RC4(criptografia) e CRC(detecção de erros)

    II. O EAP faz uso de métodos legados. Exemplos desses métodos são: TTLS (Tunneled Transport Layer Security) e o PEAP (Protected EAP) para sistema de autenticação pré-existente. (CERTO)

    III. O WPA é razoavelmente mais forte que o padrão WEP, pois estabeleceu um novo esquema de verificação de integridade, por meio do protocolo TKIP (Temporal Key Integrity Protocol), substituindo o mecanismo de verificação de integridade CRC pelo MD5 (Message-Digest algorithm). (ERRADO)

    "o WPA usa um algoritmo chamado Michael (message integrity code (mic))para produzir um código de autenticação para cada mensagem, denominado código de integridade da mensagem. O código de integridade da mensagem também contém um contador de quadros para fornecer proteção contra ataques de repetição."

    IV. Sobre o WPA2, seu diferencial está no fato de o mesmo ter abandonado a criptografia de fluxo e o RC4 e adotado o CCMP (Conter Mode with Cipher Block) como novo sistema de criptografia que faz uso do algoritmo de criptografia AES (Advanced Encryption Standard) que se baseia em algoritmo de criptografia por blocos (block cipher).