SóProvas


ID
2745322
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O método de identificação pelas impressões digitais teve um teresinense como pioneiro na defesa da sua introdução no Brasil. Foi esse teresinense o primeiro diretor do Gabinete de Identificação e Estatística da Polícia do Distrito Federal, o primeiro no país a adotar o banco de dados datiloscópicos. Marque a alternativa que apresenta o nome desse teresinense:

Alternativas
Comentários
  • Pioneiro defensor da introdução no Brasil do método de identificação pelas impressões digitais - para a qual ainda havia descrentes e alguma oposição no país, foi Félix Pacheco o fundador e primeiro diretor do Gabinete de Identificação e Estatística da Polícia do Distrito Federal, hoje  - o primeiro no país a adotar o banco de dados .

  • José Félix Alves Pacheco - a identificação dactiloscópica no Brasil.

    "Em 1891 começa em São Paulo, a identificação por meio da fotografia (Decreto 09, de 31 de dezembro), empregado como método exclusivo de identificação.

    A partir de 1901, o Gabinete Antropométrico do Distrito Federal (RJ), passou a ser dirigida por José Félix Alves Pacheco, que ali permaneceu até o ano de 1906.

    Em 1902, é instituída em São Paulo, a identificação Antropométrica, com a inauguração, em 17 de julho, do Gabinete de Identificação Antropométrica.

    O Decreto 4.764, de 05 de fevereiro de 1903, Governo do então Presidente Rodrigues Alves, por insistência de Félix Pacheco, dá novo regulamento à Secretaria de Polícia do Distrito Federal, e introduz no Brasil a identificação datiloscópica.

    Diz o Decreto no seu Artigo 57: "Art. 57 - A identificação dos Delinqüentes será feita pela combinação de todos os processos atualmente em uso nos países mais adiantados, constando do seguinte, conforme o modelo do Livro de Registro Geral, anexo a este Regulamento: Exame descritivo (Retrato Falado); notas cromáticas; observações antropométricas; sinais particulares, cicatrizes e tatuagens; impressões digitais; fotografia de frente e de perfil. Parágrafo Único -Estes dados serão na sua totalidade subordinados à classificação datiloscópica, de acordo com o método instituído por D. Juan Vucetich, considerando-se, para todos os efeitos, a impressão digital como prova mais concludente e positiva da identidade do indivíduo, dando-se-lhe a primazia no conjunto das outras observações, que servirão para corroborá-la."Fonte: http://www.papiloscopia.com.br/historia.html

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B

  • Letra B

    Pioneiro defensor da introdução no Brasil do método de identificação pelas impressões digitais - para a qual ainda havia descrentes e alguma oposição no país, foi Félix Pacheco o fundador e primeiro diretor do Gabinete de Identificação e Estatística da Polícia do Distrito Federal, hoje  - o primeiro no país a adotar o banco de dados.

  • Onde fica o principio da impessoalidade? Concurso de cartas marcadas.

  • José Félix Alves Pacheco ------>>> Identificação dactiloscópica no Brasil.

  • Amigos, rápido e rasteiro:

    INFLUÊNCIOU O BRASIL? França

    PRIMEIRAS REGRAS NO BR? 1832 - Cód império.

    PRIMEIRO RELATO DE PERICIA ML? 1835

    BAHIA: Raimundo Nina Rodrigues (nacionalizou - Trouxe pro BR- e usou pra resolver problemas)

    SAMPA: Oscar Freyre

    ERREJOTA: Afrânio Peixoto

    NO MUNDO

    1º citação de exame ML? Imperador Julio Cesár (até aqui, brutus?)

    1º Obra de ML? Chi hsi yun, obviamente, chines, lá em 1248

    1º Documento que exige perito? Código Carolino

    Pai da ML? Catra kkk -> Ambroise Pare

    BASE: Neusa Bittar.

    OBS: Melhor livro (pra delegado) é da Neusa. O do Wilson Palermo é MUITOOOOO ENROLADO. não indico.

    Ambos da Juspodivm

  • IFP - Instituto Félix Pacheco.

  • típica questão show do milhão: ou você já leu e sabe o nome do cidadão ou chuta uma das cincos; ou pula

    • Em 1891 começa em São Paulo, a identificação por meio da fotografia foi empregado como método exclusivo de identificação no Brasil. O método foi desenvolvido por JOSÉ FÉLIX ALVES PACHECO:
    • A BERTILLONAGE foi adotada oficialmente no Brasil em 1894.
    • DATILOSCOPIA ou ICNOFALANGOMETRIA (JUAN VUCETICH): instituído oficialmente no Brasil em 1903. O método de identificação pelas impressões digitais teve um teresinense como pioneiro na defesa da sua introdução no Brasil. Foi esse teresinense o primeiro diretor do Gabinete de Identificação e Estatística da Polícia do Distrito Federal, o primeiro no país a adotar o banco de dados datiloscópicos o JOSÉ FÉLIX ALVES PACHECO