SóProvas


ID
2745406
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA sobre cirrose hepática:

Alternativas
Comentários
  • A questão avalia os conhecimentos do candidato em patologia.

    A) CERTO. A Cirrose Biliar Primária (CBP) é uma doença de causa ainda pouco esclarecida, provavelmente por lesão autoimune, caracterizada por colestase (acúmulo de bile) crônica do fígado e destruição dos ductos biliares interlobulares e septais, até o desenvolvimento de cirrose e suas complicações. Ductopenia é a redução no número de ductos, e padrão de quebra cabeças refere-se à presença de septos de tecido fibroso que subdividem o fígado em um padrão semelhante a um quebra cabeças.
    A alteração histopatológica típica da CBP é a colangite crônica não supurativa e destrutiva, que envolve os ductos biliares interlobulares de 40-80μm de diâmetro associada à presença de infiltrado inflamatório portal com redução de ductos biliares.
    São quatro estágios histológicos que caracterizam a CBP: (1) inflamação restrita às tríades portais; (2) inflamação que se estende além dos tratos portais para o parênquima intralobular, com redução numérica dos ductos biliares normais; (3) septos fibrosos ligando tratos portais adja- centes; e (4) cirrose.

    B) ERRADO. A cirrose pode ser classificada principalmente do ponto de vista morfológico e funcional. Do ponto de vista morfológico, a cirrose pode ser classificada como micronodular, macronodular, mista ou septal incompleta. Alguns autores acham que a partir da classificação morfológica também podemos chegar à etiologia da cirrose, que pode ser desconhecida em até 30% dos pacientes. A cirrose micronodular cursa com nódulos de regeneração pequenos, variando de 0,1 a 0,3 cm de diâmetro. Ocorre classicamente (e não exclusivamente) na fase inicial da cirrose alcoólica. Outras etiologias de cirrose micronodular incluem hemocromatose, colestase e obstrução ao fluxo venoso.

    C) ERRADO. A cirrose macronodular cursa na sua apresentação com nódulos de regeneração maiores, de até 0,5cm. Também é denominada de pós-necrótica, irregular e pós-colapso, sendo associada principalmente com as hepatites virais. Assim, a cirrose pós-hepatite pode ser tanto micro quanto macronodular.

    D) ERRADO. Macroscopicamente o fígado, na fase inicial da cirrose hepática alcoólica acha-se aumentado de volume, duro (por causa da fibrose), contendo grande quantidade de nódulos pequenos (micronódulos), amarelos (por causa do acúmulo de gordura) e envoltos por delicadas traves fibrosas.  Com o passar do tempo habitualmente o tamanho do fígado diminui, os nódulos se tornam maiores (macronódulos) e avermelhados e a fibrose mais grosseira. Assim, o normal é que a forma inicial seja micronodular nas cirroses, e não macronodular.

    E) ERRADO. O álcool, se ingerido em altas doses, pode levar à precipitação de proteínas do citoesqueleto, que normalmente não são visíveis em microscopia óptica. Estas formam então os corpúsculos hialinos de Mallory, um manifestação morfológica altamente característica, mas não patognomônica, da ação tóxica do etanol sobre o fígado. O etilismo é a principal etiologia da esteatose. Assim, esses achados morfológicos sugerem etiologia etílica.


    Gabarito do professor: Alternativa A.

  • GABARITO: A

    "Os achados morfológicos de ductopenia e de padrão de quebra cabeças fazem suspeitar de origem biliar da cirrose."

  •  A Cirrose Biliar Primária (CBP) é uma doença de causa ainda pouco esclarecida, provavelmente por lesão autoimune, caracterizada por colestase (acúmulo de bile) crônica do fígado e destruição dos ductos biliares interlobulares e septais, até o desenvolvimento de cirrose e suas complicações. Ductopenia é a redução no número de ductos, e padrão de quebra cabeças refere-se à presença de septos de tecido fibroso que subdividem o fígado em um padrão semelhante a um quebra cabeças.