SóProvas


ID
2745427
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Um cadáver foi levado ao IML com lesão provocada por golpe de foice, em região cervical posterior, com ferida transversal, com bordos regulares, com extensas lesões de musculatura, atingindo a coluna cervical, com fratura em toda extensão de corpo vertebral, chegando à região cervical anterior, no entanto, sem haver decapitação. Pode-se afirmar que essa lesão foi provocada por ação ______________. Assinale a alternativa que complete CORRETAMENTE a frase.

Alternativas
Comentários
  • IV - INSTRUMENTO CORTO-CONTUNDENTE 

     

    1. DEFINIÇÃO: São instrumentos que possuem gume rombo, de corte embotado e que agindo sobre o organismo, rompe a integridade da pele, produzindo feridas irregulares, retraídas e com bordas muito traumatizadas. 

     

    2. INSTRUMENTOS: Machado, foice, facão, enxada, moto-serra, rodas de trem etc. 

     

    3. MECANISMO DE AÇÃO: Agem por pressão e percussão ou deslizamento. A lesão se faz mais pelo próprio peso e intensidade de manejo, do que pelo gume de que são dotados. 

     

    4. LESÕES: A forma das feridas varia conforme a região comprometida, a intensidade de manejo, a inclinação, o peso e o fio do instrumento. São em regra mutilantes, abertas, grandes, fraturas, contusões nas bordas, perda de substância e cicatrizam por segunda intenção. 

     

     5. DIAGNÓSTICO: Será feito com base no tipo de lesão o diagnóstico depende da lesão em si, depende se na região atingida havia órgãos importantes, e depende do peso da arma ou da força viva com que esta é acionada, podendo produzir comoções de vulto. 

     

    6. PROGNÓSTICO: Em geral, o prognóstico é grave quanto à vida ou em hipótese mais benigna, quanto à importância de um dano, incapacitando para o trabalho, deformando, inutilizando membro etc. 

     

    7.NATUREZA JURÍDICA: É mais freqüente no homicídio e no acidente, sendo raro no suicídio. 

     

    8. PERÍCIA: Na perícia, o aspecto da escoriação é suficiente para indicar se o ferimento foi feito num indivíduo vivo ou num cadáver. Permite também conclusões quanto ao objeto usado e a natureza do atentado. As escoriações produzidas no vivo formam crosta. No cadáver são lisas e muito semelhantes ao aspecto de couro ou de pergaminho. 

    Documento acessível na página de internet de Medicina - UFAL:   www.ufalmedicina.cjb.net 

  • “São ferimentos produzidos por instrumentos que, mesmo sendo portadores de gume, são influenciados pela ação contundente, quer pelo seu próprio peso, quer pela força ativa de quem os maneja. Sua ação tanto se faz pelo deslizamento, pela percussão, como pela pressão. São exemplos desse tipo de instrumento: a foice, o facão, o machado, a enxada, a guilhotina, a serra elétrica, as rodas de um trem, a tesoura, as unhas e os dentes. As lesões verificadas por essa forma de energia são chamadas cortocontusas. Têm forma bem variável, dependendo da região atingida e da inclinação, do peso, do gume e da força viva que atua. Sendo o instrumento mais afiado, predominam as características dos ferimentos cortantes. Quando o fio de corte não for vivo, prevalecem os caracteres de contusão nos tecidos. São lesões quase sempre graves, fundas, alcançando mais profundamente os planos interiores e determinando as mais variadas formas de ferimentos, inclusive fraturas Não apresentam cauda de escoriação nem pontes de tecidos íntegros entre as vertentes da ferida, o que as diferencia das feridas cortantes e contusas, respectivamente". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.289


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D
  • GABARITO: D

     

    LESOES PRODUZIDAS POR INSTRUMENTOS CORTOCONTUNDENTES: 

    COMO O PROPRIO NOME DIZ, ESTE TIPO DE INSTUMENTO TEM A CAPACIDADE DE, AO MESMO TEMPO, CORTAR E CONTUNDIR A VITIMA, CAUSANDO ALESAO DENOMINADA CORTOCONTUSA. AS LESOES PODEM SER PROVOCADAS ATRAVES DE PERCUSSÃO, DESLIZAMENTO OU PELA PRESSÃO. 

     

    EX: DECAPITAÇÃO, ESPOSTEJAMENTO E O ESQUARTEJAMENTO

  • Instrumentos cortocontundentes: São dotados de grande massa e transferem sua energia por um gume de borda romba, não afiada, agindo por pressão. Têm-se como exemplo machados, enxadas, foices, facões, rodas de trem. As lesões são, geralmente, profundas, grandes e mutilantes. As bordas da lesão são afastadas, escoriadas, deixando ver certo esgarçamento dos vários tecidos. 

     

  • provocada por golpe de foice, em região cervical posterior, com ferida transversal, com bordos regulares?

    bordos regulares na lesao cortocontundente?

    "São lesões sempre profundas, com bordas e formas irregulares, com destruição de tecidos, inclusive com fraturas"

    FONTE: Norma Bonaccorso, M.Sc

  • Ação perfurante - Lesão punctória - (estilete, agulha, furador de gelo)

    Ação inciso/cortante - Lesão incisa/cortante - (navalha, lâmina, bisturi)

    Ação contundente - Lesão contusa - (explosão, deslizamento, martelo)

    Ação perfurocortante - lesão perfurocortante/perfuroincisa - (faca, punhal, canivete)

    Ação perfurocontundente - Lesão perfurocontusa - (projétil de arma de fogo)

    Ação cortocontundente - Lesão cortocontusa - (foice, facão, machado, mordida, unha)

    LABOR OMINIA VINCIT IMPROBUS

  • Minha dica: deem mais atenção ao ferimento do que objeto, pois um objeto pode causar vários tipos de ferimentos (ex: faca pode ser perfurante, cortantes, perfurocortante, a depender de como "entrou a lamina")

  • Gabarito D

    “São ferimentos produzidos por instrumentos que, mesmo sendo portadores de gume, são influenciados pela ação contundente, quer pelo seu próprio peso, quer pela força ativa de quem os maneja. Sua ação tanto se faz pelo deslizamento, pela percussão, como pela pressão. São exemplos desse tipo de instrumento: a foice, o facão, o machado, a enxada, a guilhotina, a serra elétrica, as rodas de um trem, a tesoura, as unhas e os dentes. As lesões verificadas por essa forma de energia são chamadas cortocontusas. Têm forma bem variável, dependendo da região atingida e da inclinação, do peso, do gume e da força viva que atua. Sendo o instrumento mais afiado, predominam as características dos ferimentos cortantes. Quando o fio de corte não for vivo, prevalecem os caracteres de contusão nos tecidos. São lesões quase sempre graves, fundas, alcançando mais profundamente os planos interiores e determinando as mais variadas formas de ferimentos, inclusive fraturas Não apresentam cauda de escoriação nem pontes de tecidos íntegros entre as vertentes da ferida, o que as diferencia das feridas cortantes e contusas, respectivamente". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.289

  • GAB D

    As lesões produzidas por instrimentos cortocontundentes, são ferimentos produzidos por instrumentos que, mesmo sendo portadores de gume, são influenciados pela ação contundente, quer pelo seu próprio peso, quer pela força ativa de quem os maneja. Ou seja, os instrumentos cortocontundentes são dotados de GRANDE MASSA, e vão TRANSFERIR SUA ENERGIA por meio de um GUME

  • Complementando:

    Pela descrição do enunciado, houve uma degola (lesão posterior na região cervical).