SóProvas


ID
2745445
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA entre a consequência da ação contundente e as características:

Alternativas
Comentários
  • sufusão hemorrágica (derramamento de liquido) oriundo da ruptura de pequenos vasos localizados nas vizinhanças do ferimento.

  • GAB-B

    .

    TRAUMA É UMA DETERMINADA QUANTIDADE DE ENERGIA, FÍSICA, QUÍMICA, BIOLÓGICA OU MISTA QUE, TRANSFERIDA PARA O ORGANISMO, É CAPAZ DE PRODUZIR LESÃO.

    .

    LESÃO É UMA ALTERAÇÃO MORFOLÓGICA, FISIOLÓGICA OU MISTA, PREJUDICIAL, QUE OCORRE NO ORGANISMO, PROVOCADA PELA AÇÃO DE UMA DETERMINADA QUANTIDADE DE ENERGIA FÍSICA, QUÍMICA, BIOLÓGICA OU MISTA CHAMADA, GENERICAMENTE, DE TRAUMA.

    .

    O TRAUMA, PORTANTO, CAUSA LESÃO. O TRAUMA É A CAUSA;

    A LESÃO, O EFEITO.

    .

    TRAUMATOLOGIA É O ESTUDO DOS TRAUMAS E DAS LESÕES RESULTANTES DESTA TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA. TRAUMATOLOGIA TAMBÉM ESTUDA OS AGENTES FÍSICOS, QUÍMICOS, BIOLÓGICOS E MISTOS QUE TRANSMITEM ESSA ENERGIA.

    OBS: ASSIM, SÃO DENOMINADOS, AGENTES VULNERANTES, TRANSMISSORES DE ENERGIA VULNERANTE.

    .

    RESUMININHO

    Equimoses: infiltração sanguínea nas malhas do tecido ( mancha)

    - Sugilação = pequenos grãos

    - Víbice = forma de estrias

    - equimona = maiores proporções

    - petéquia = pontilhados hemorrágicos

    - sufusão =mais difusa, espalhada

  • GB B- A petéquia tem tamanho de um ponto a uma cabeça de alfinete

    A sugilação é formada por confluência de numerosas lesões puntiformes em uma área bem delineada.

    A sufusão representa hemorragia mais extensa, de tamanho variado.

    FONTE: HYGINO

  • Sufusão: Mancha arroxeada consequente de sangramento mais intenso. Quando a equimose é uma "equimose lençol", quando a mancha atinge a superfície do corpo. É uma equimose extensa. Muito comum quando a vítima é atingida por uma superfície plana e larga.

    Fonte: Material Ciclos

    Deus está no controle!

  • A)INCORRETA- “Rubefação. Não chega a ser uma lesão, sob o ponto de vista anatomopatológico, por não apresentar significativas e permanentes modificações de ordem estrutural, mas o é sob o ângulo da Medicina Legal. Qualquer alteração da normalidade individual de origem violenta interessa ao estudo e à análise técnico-pericial. A rubefação caracteriza-se pela congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingida pelo traumatismo, evidenciada por uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz, que desaparece em alguns minutos, daí sua necessidade de averiguação exigir brevidade. A bofetada na face ou nas nádegas de uma criança, onde muitas vezes ficam impressos os dedos do agressor, configura exemplo dessa tipificação lesional”. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.230 e 231

    B)CORRETO- SUFUSÃO- é uma equimose extensa, que se espalhapela superfície do corpo, comum quando a vítima é atingida por umasuperfície plana e larga, quando ela cai sobre o solo.

    C) INCORRETO- “Equimose. Trata-se de lesões que se traduzem por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. Para que ela se verifique, é necessária a presença de um plano mais resistente abaixo da região traumatizada e de ruptura capilar, permitindo, assim, o extravasamento sanguíneo. Em geral, são superficiais, mas podem surgir nas massas musculares, nas vísceras e no periósteo. Thoinot dizia que a equimose era uma prova irrefutável de reação vital. Quando se apresenta em forma de pequenos grãos, recebe o nome de sugilação e, quando em forma de estrias, toma a denominação de víbice. E petéquias, pequenas equimoses, quase sempre agrupadas e caracterizadas por um pontilhado hemorrágico. Equimona, como sinônimo de equimose de grande proporção, é expressão pouco usada entre nós.” FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.232

    D) INCORRETO- “Hematoma. O maior extravasamento de sangue de um vaso bastante calibroso e a sua não difusão nas malhas dos tecidos moles dão, em consequência, um hematoma. Formam-se, no interior dos tecidos, verdadeiras cavidades, onde surge uma coleção sanguínea. Pela palpação da região afetada, percebe-se a sensação de flutuação. O hematoma, em geral, faz relevo na pele, tem delimitação mais ou menos nítida e é de absorção mais demorada que a equimose. Pode também ser profundo e encontrado nas cavidades ou dentro dos órgãos, e, por isso, é chamado de hematoma intraparenquimatoso (intra-hepático, intrarrenal ou intracerebral)”. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.237

    E) INCORRETO-“(...) petéquias, pequenas equimoses, quase sempre agrupadas e caracterizadas por um pontilhado hemorrágico. Equimona, como sinônimo de equimose de grande proporção, é expressão pouco usada entre nós. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.232

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B

  • A equimose é dividida em:

    ·        Petéquias - pequenos pontos

    ·        Sugilação – manchas agrupadas

    ·        Sufusão – hemorragia mais extensa e de tamanho variado

    ·        Víbices – equimoses em formas lineares e paralelas, chamada de lesões em assinatura

    Fonte: Blanco

  • Conforme Genival Veloso de França:

    Rubefação: "A rubefação ou eritema traumático caracteriza-se pela congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingida pelo traumatismo, evidenciada por uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz, que desaparece em alguns minutos, daí sua necessidade de averiguação exigir brevidade." (Dica: Dê alguns tapas em seu antebraço. Notou a vermelhidão? É uma rubefação!)

    Sufusão - Formada por uma "hemorragia mais extensa - mantém o centro violáceo e as mudanças de cor ocorrem na periferia (Professor Malthus)

    Equimose: Trata-se de lesões que se traduzem por infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos. Para que ela se verifique, é necessária a presença de um plano mais residente abaixo da região traumatizada e de ruptura capilar permitindo, assim, o extravasamento sanguíneo.

    Hematoma: ''O maior extravasamento de sangue de um vaso bastante calibroso e a sua não difusão nas malhas dos tecidos moles dão, em consequência, um hematoma. O hematoma, em geral, faz relevo na pele, tem delimitação mais ou menos nítida e é de absorção mais demorada que a equimose.''

    Petéquias: "São pequenas equimoses, quase sempre agrupadas e caracterizadas por uma pontilhado hemorrágico, seu acumulo forma a denominada sugilação."

    Bons estudos!

  • Hematoma e equimose são lesões contusas nas quais há o extravasamento de sangue nas malhas dos tecidos, a diferença é que no hematoma há coleção sanguínea, ausente na equimose.

  • A) Rubefação: vermelhidão, desaparece rápido;

    B) Sufusão: é mais extensa;

    C) Equimose: infiltração de sangue nas malhas do tecido, a pressão da lesão é um pouco maior que a rubefação-eritema, de modo que, além de dilatar os vasos sanguíneos, há o rompimento de alguns. Pode ser em forma de petéquias, sugilação ou sufusão.

    D) Hematoma: coleção de sangue/tumor de sangue/bolsa de sangue em uma neocavidade (se a cavidade já existia não é hematoma, pode ser uma hemorragia interna).

    E) Petéquias:é uma forma de equimose, sua característica é ser puntiforme (pontinhos vermelhos); o conjunto de petéquias é chamado de sugilação. (sufusão decorre de um sangramento mais intenso e extenso)

  • Dá um like vc que não entendeu o comentário do professor e veio ver se mais alguém não entendeu....tipo eu...kkk

  • Atenção porque hematoma é extravasamento de vasos bastante calibrosos e não de capilares como a opção fala.

  • -A petéquia tem tamanho de um ponto a uma cabeça de alfinete

    -A sugilação é formada por confluência de numerosas lesões puntiformes em uma área bem delineada.

    -A sufusão representa hemorragia mais extensa, de tamanho variado.

     

    HEMATOMA- É hemorragia que, pelo seu volume e velocidade de formação, afasta os tecidos vizinhos e ocupa um espaço próprio, formando uma neocavidade. Não há, como nas equimoses, uma infiltração do sangue nas malhas dos tecidos, a não ser, em pequena extensão, na sua periferia. Os tecidos vizinhos são deslocados e comprimidos.É a hemorragia que, pelo seu volume e velocidade de formação, afasta os tecidos vizinhos e ocupa um espaço próprio, formando uma neocavidade. O que acontece com o hematoma é que o vaso que se rompe é um pouco mais calibroso, então o sangue sai do vaso com uma certa pressão E empurra os tecidos para o sangue poder passar.

    • EQUIMOSE -É a lesão mais cobrada em provas. O trauma causa o EXTRAVASAMENTO DO SANGUE DOS VASOS SANGUÍNEOS (pois sofreu rotura, secção), havendo assim, INFILTRAÇÃO DO SANGUE NAS MALHAS DOS TECIDOS (superficiais ou profundos), de maneira que a EQUIMOSE É VISTA ATRAVÉS DE UMA LÂMINA DE TECIDO (em regra, a pele, mas pode ser através do pulmão, coração, etc.)
  • - Lesão com assinatura: Também chamada de lesão figurada, é aquela equimose que pelo seu formato inicial sugere qual foi o instrumento causador.

    • 1- Víbices: em estrias paralelas, lineares; → Instrumentos cilíndricos de superfície plana. - Ex: cassetetes, bengalas, cabo de vassoura. - o sangue não extravasa na área central, mas sim nas áreas laterais.

    • 2- Sugilações: em grãos;

    • 3- Petéquias: em pontos:

    • 4- Equimona: de grande proporção. 

    •  5- Sufusãoampla área de efusão sanguínea.
    • Hematoma esta levemente errada, porem a B esta totalmente errada.
    • Hematoma =Extravasamento
    • Equimose = Infiltração
    • Não é 100% segura mas da uma margem pois nesta questão a pessoa poderia errar!