SóProvas


ID
2745469
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sobre as provas de vida, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A:

    Na docimásia respiratória de Galeno: 4ª fase- parte desses fragmentos são comprimidos entre os dedos e a parede do recipiente. Se nesse procedimento, saírem bolhas de ar e espuma, houve respiração.

  • O exame é quantitativo e se desenvolve em fases com sensibilidade crescente:

    Fase 1) Pulmões e coração são colocados em água. (+ = boia)

    Fase 2) Pulmão é colocado em água. (+ = boia)

    Fase 3) Fragmento pulmonar é colocado em água. (+ = boia)

    Fase 4) Este fragmento é espremido em água. (+ = bolhas)

    Caso em alguma fase o conteúdo boie, o teste é interrompido.

    Fase 01 +  =  respirou muito

    Fase 02 +  =  respirou

    Fase 03 +  =  respirou pouco

    Fase 04 +  =  respirou muito pouco

  • A questão valia os conhecimentos do candidato em sexologia médico-legal.
    Atenção: pede-se a alternativa INCORRETA.

    A) ERRADO. 
    O teste da docimasia hidrostática pulmonar de Galeno baseia-se na densidade pulmonar. O pulmão que ainda não respirou possui densidade maior que água, de forma contrária ao que respirou, que possui densidade menor.
    A prova é feita em 4 fases:  
    Fase 1: Coloca-se em água, o bloco do sistema respiratório (pulmões, traquéia e laringe). Se flutua – resposta positiva (respirou), possui ar nos pulmões. Se não afunda – continua-se com o exame, fase seguinte.
    Fase 2: Separam-se os pulmões do restante do trato respiratório no fundo do recipiente. Se flutua – resposta positiva (respirou), possui ar nos pulmões. Se mantêm no fundo – continua-se com o exame, fase seguinte.
    Fase 3: Fragmenta-se o pulmão dentro do recipiente. Se flutua – resposta positiva (respirou), possui ar nos pulmões. Se mantêm no fundo – continua-se com o exame, fase seguinte.
    Fase 4: Esmaga-se entre os dedos fragmentos que estão no fundo. Se soltam bolhas – resposta positiva. Se não soltam bolhas – negativo.

    B) CERTO. Para tais fins, consideramos:
    Feto Nascente – apresenta todas as características do nascido vivo, com exceção ao fato de não ter respirado.
    Infante nascido – é aquele que nasceu, respirou mas não recebeu cuidado algum.

    C) ERRADO. Discordo do gabarito da banca, pois as docimasias citadas são respiratórias.
    Docimásia Gastrintestinal De Breslau - se baseia na existência de ar no tubo digestivo, ingressado por deglutição toda vez que o feto tenha respirado. Nos casos em que durante as manobras de ressuscitação houve insuflação de ar no estômago do feto, apenas este órgão flutuará, enquanto que o resto do tubo digestivo afundará na água.
    Docimásia Auricular De Vreden, Wendt e Gelé - baseia-se na ocorrência de ar na cavidade do ouvido médio que lá ingressara através da tuba timpânica (trompa de Eustáquio) desde que o recém-nascido tenha respirado. Consiste na punção da membrana timpânica, com a cabeça do feto mergulhada na água, caso o mesmo tivesse respirado, surgirá uma bolha de ar que sobe até a superfície do recipiente. 

    D) CERTO. A maceração é fenômeno transformativo destrutivo que sofre o cadáver do feto no útero materno, do sexto ao nono mês de gravidez, ou mantido em meio líquido. Esse fenômeno pode ser séptico, de acordo com as condições do meio onde o corpo permanece. Os fetos retirados do útero post mortem sofrem a maceração asséptica. Os cadáveres mantidos em meio líquido sob a ação de germes, como os afogados, marcham para a maceração séptica. Na maceração, observa-se o destacamento de amplos retalhes de tegumentos cutâneos que se assemelham a luvas.

    E) CERTO. Na fase enfisematosa há a produção de gases que podem fazer os pulmões boiarem, mesmo sem ter havido respiração fetal.

    Gabarito do professor: Cabe recurso para ANULAÇÃO, pois há duas alternativas incorretas.

  • Gravei assim (cada vez reduzindo mais os componentes do exame, seccionando e apertando)

    1. bloco todo;

    2. só os pulmões,

    3. secciona os pulmões

    4. aperta os (fragmentos) pulmões

  • Embora o nível de dificuldade seja bem fácil, principalmente por fazer parte do dia a dia pericial, ela tem duas respostas erradas, as duas docimásias da questão C são respiratórias. Quem fez a questão confundiu extrapulmonar com não respiratória. Questão pode ser anulada. Para conhecimento, são somente 5 as docimásia não respiratórias:

    Docimásia Siálica De Souza-Dinitz -consiste na pesquisa de saliva no estômago do feto. A reação positiva é um indicativo de que existiu vida extrauterina.

    Docimásia Alimentar De Beoth - consiste na pesquisa de leite ou outros alimentos no estômago do feto; referidos elementos não existem no natimorto. Porém, neste caso, é importante não confundir estes restos de alimentos com o induto sebáceo que pode Ter sido deglutido pelo feto antes de nascer.

    Docimásia Bacteriana De Malvoz - os fenômenos putrefativos, no feto natimorto começam pelos orifícios da boca, nariz e ânus. Nos casos em que o feto teve vida extra-uterina, a putrefação se inicia pelo tubo digestivo e pelo sistema respiratório. Procura-se também pela presença de bactérias Bacterium colli como evidência de que houve respiração, porém, sua presença é um tanto contraditória, pois fala a favor da deglutição de alimentos do que propriamente à respiração. 

    Docimásia Úrica De Budin-Ziegler - esta docimásia será positiva se forem encontrados uratos nos condutos renais, como marca da respiração do recém-nascido. Esses sedimentos se apresentam sob a forma de estrias amareladas dispostas radialmente na zona medular. Esta docimásia é baseada no conceito de que a presença de sedimentos de ácido úrico é muito comum naqueles que sobreviveram por um ou dois dias (Virchow).

    Docimásia Do Nervo Óptico De Mirto - fundamenta-se no estado de mielinização do nervo óptico, a qual se inicia logo após o nascimento. Tem muito mais valor como determinante do tempo de sobrevivência do recém-nascido. Este fenômeno se inicia 12 horas após o nascimento e se completa dentro de 4 dias aproximadamente

  • Gab.A-a) Docimasia pulmonar hidrostática de Galeno-na necropsia, o perito vai retirar a língua, a traqueia, os brônquios, os bronquíolos e o pulmão para colocá-los num recipiente com água (todo o aparelho respiratório). ESSA É QUE MAIS CAI EM PROVAS  Se o conjunto flutuar, é porque entrou ar nele. Logo, o feto nasceu com vida e a docimasia hidrostática de Galeno deu positiva. Essa informação é importante frente à aplicação do art. 2º do Código Civil, que diz que a personalidade da pessoa humana se adquire com o nascimento com vida, passando a ter direitos e obrigações, bem como participando da cadeia sucessória, dentre outras consequências jurídicas (estudar sempre fazendo interdisciplinaridade das matérias).  Se o conjunto afundar, o perito irá separá-los, deixando apenas os pulmões. Assim, se inicia a segunda etapa da análise. Se só os pulmões sozinhos flutuarem, significa a positividade da docimasia.  Se os pulmões afundarem, o perito irá cortá-los em pedaços, deixando-os na água e dando início a terceira etapa.  Se permanecerem submersos, o perito começará a quarta etapa. Nela, se espreme um fragmento do pulmão submerso na água. Se saírem bolas de dentro, significa que ali tem ar, concluindo positivamente a docimasia.  Se não sair bolhas dos fragmentos pulmonares, significa que naquela região não houve a passagem de ar. Portanto, trata-se de um natimorto, ou seja, o feto nasceu sem vida. 

  • Na C, na verdade as docimasias auricular (Wreden-Wendt-Gelé) e gastrointestinal (Breslau) são docimasias respiratórias, porém indiretas.

  • 1ª Fase-Põe-se no líquido o bloco constituído de todo o sistema respiratório

    (pulmões, traqueia e laringe) e mais língua, timo e coração. Se estes órgãos

    flutuam por inteiro ou à meia-água, diz-se que a fase é positiva, dispensando

    as demais. Caso contrário, é ela negativa, impondo-se a fase seguinte.

    GB A- 4ª Fase- Tomam-se alguns desses fragmentos que permaneceram no fundo do

    recipiente, comprimindo-os entre os dedos e de encontro à parede do vaso.

    Se há desprendimento de finas bolhas gasosas misturadas com sangue, é

    esta fase considerada positiva. Caso contrário, é ela negativa