SóProvas


ID
2745496
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Com relação aos objetivos que constituem a antropologia forense, analise as assertivas a seguir e marque a alternativa CORRETA.


I - Somente a identificação de pessoa viva ou morta.

II - Somente determinar as causas, circunstâncias e tempo de morte.

III - Determinar a identificação do cadáver somente pelo D.N.A.

IV - Determinar a identificação de pessoa viva ou morta e determinar as causas, circunstâncias e tempo de morte.

Alternativas
Comentários
  • somente eu que achei essa questão sem pé e cabeça?

  • questao preguiça

    Gab A

  • Acho que o erro a alternativa I está em dizer que "somente identificação" era objetivo d a antropologia.

    ANTROPOLOGIA FORENSE: é o ramo da medicina-legal que tem por objeto o estudo da identidade e identificação humana. Através de restos mortais vai se buscar a história de determinado indivíduo ou população. Realiza estudos dos aspectos físico, cultural, geográfico e histórico

  • Segundo Dr. Hugo Filipe Violante Carodoso, “a Antropologia Forense ocupa-se de vários aspetos da investigação médico-legal relacionada com a morte, nomeadamente quando o cadáver do individuo se encontra em avançado estado de decomposição ou esqueletizados. Nestes casos, o antropólogo forense aplica conhecimentos e princípios teóricos e práticos desenvolvidos e utilizados pela antropologia biologia e pela arqueologia para responder a questões relacionadas com a identidade, como seja o sexo ou a idade, assim como com as circunstâncias da morte, através da análise e estudo detalhado dos restos ósseos e dentários do individuo e do contexto físico em que ele foi encontrado". Fonte: http://apcforenses.org/?page_id=18

    As assertivas I, II e III utilizam a palavra "somente" o que as torna incorretas. 
    Com relação ao item III há inúmeros métodos de identificação que não somente o DNA como a datiloscopia, marcas, mutilações, etc.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
  • I e II - Errado: Não identifica somente a pessoa, mas tbm as causas e circunstâncias da morte.

    III - Errado: Além do DNA existem outros meios de identificação, como o método datiloscopico.

    IV - Correta: Conforme item I.

  • questão para não zerar a prova

  • Quer dizer que a antropologia forense determina as causas, circunstâncias e tempo de morte? A maioria dos professores tratam da matéria apenas com relação a identificação humana.

    causas, circunstâncias e tempo de morte não seria assunto para tanatologia?

    Ainda tem comentário dizendo que a questão foi de graça.

  • se eu não me engano essa questão foi anulada.

  • Antropologia forense é o ramo da medicina legal que busca estudar a identidade e a identificação médico legal e judiciária.

    Wilson Palermo - Ed. Juspodivm (p.59)

  • E a tanatologia fica como com esse conceito?? Brincadeira hein....

  • Complicado né. É esse tipo de questão que faz com que o fator sorte contribua para que muitos passem e outros não. Por 1 mais de 100 pessoas fica na sua frente. So por que acertaram uma porcaria dessa que se for analisar pode ter duas interpretações.

  • Eu não entendi o gabarito. A Tanatologia Forense determina as causas, circunstâncias e tempo de morte. A Antropologia Forense determina a identificação de pessoa viva ou morta.

    Tem gente dizendo que a questão foi fácil, mas o gabarito não condiz com a literatura...

  • Quem estuda errou a questão.

  • Ignorem a questão e os comentários tentando justificar a resposta.

    Por mais que tenha alguma justificativa, duvidosa, para a "A" ser a resposta, foge totalmente do padrão da matéria.

    Vida que segue.

  • Tafonomia: "De acordo com a literatura médico-legal é o conjunto de alterações que ocorrem no corpo desde a morte até a decomposição. Tem participação nesse processo: fatores individuais e o modo de vida; variações climáticas; influências culturais e sociais." Wilson Palermo. Tafonomia é uma sub-disciplina da antropologia forense.
  • GABARITO: A

    Embora o amigo Brivaldo Alves tenha salientado muito bem sobre o conceito de Tafonomia, tal gabarito não merece prosperar.

    Antropologia é o ramo da Medicina Legal que busca estudar a identidade (conjunto de caracteres que individualiza uma pessoa ou uma coisa, fazendo-a distinta das demais) e a identificação (processo pelo qual se determina a identidade de uma pessoa ou de uma coisa) médico-legal e judiciária.

    No mais, tempo de morte é cronotanatognose, ramo da TANATOLOGIA.

  • A questão faz uma grande confusão com os conceitos de TANATOLOGIA e ANTROPOLOGIA forense... só acertei porque desconfiei deste "somente". Essas questões que usam termos absolutos como "somente, sem exceção, sempre, nunca ... ", geralmente é CILADA

  • A antropologia forense se ocupa dos RESTOS MORTAIS com objetivo de esclarecer sua IDENTIDADE, CAUSA DE MORDE E ASCENDÊNCIA.

    concordo que o tempo da morte já está afeto ao ramo da tanatologia, mas segue o baile.

  • ''... determinar as causas, circunstâncias e tempo de morte.'' Isso não é função da TANATOLOGIA FORENSE? Como estudar e fazer uma prova que o examinador/banca sabe menos que o candidato? 

    Me recuso a salvar essa questão.

  • Quem acertou pq excluiu os "somentes" ? \o

  • Então gente, a tanatologia não existe mais. Acabou de ser assassinada de forma cruel pela questão.

    Aos que julgaram a questão fácil, sugiro que estudem mais.

  • Realmente, a questão é faz uma grande confusão, misturando tanatologia e antropologia.

    Todavia, pessoal, nesse tipo de questão vai na menos errada.

    A menos errada é a alternativa IV.

    Melhor acertar errando do que errar pra depois recorrer, se é que me entendem...

    Bons estudos!!!

  • Ao restringir "objetivos da ANTROPOLOGIA FORENSE", o exercício dá a entender que ele está se referindo somente a esse ramo da medicina legal. Nesse caso, existem as demais áreas: traumatologia, tanatologia, etc.

    A área da antropologia se destina somente à identidade e identificação do morto, nada mais.

    A área da tanatologia se destina a um estudo mais completo da morte, identificando as causas, as circunstâncias e o tempo da morte.

    Portanto, o correto seria a letra B (somente assertiva I), ainda que tenha o uso da palavra "somente", mas a antropologia se destina só a essa parte mesmo da medicina legal justamente porque há outros ramos que atendem os demais tópicos da área forense.

    Exercício absurdo e totalmente discordante da literatura.

  • A tanatognose é que estuda o tempo da morte, sua natureza e causas; essa disciplina não é minha área, mas aprendi que a tanatognose é que estuda o tempo da morte; enfim, gabarito estranho.

  • Nâo achei uma boa questão pois há algumas divergências de informações e de forma de interpretação

  • - antropologia:"estuda a identidade e a identificação do Homem(antro)" relacionado à MORTE do indíviduo ou não (vivo ou morto) Aí vocês acham que só identifica vivo ? identifica as causas da morte também. Como é o formato do crânio para identificar o sexo ? e o fêmur ? Além do DNA, tem outros métodos de identificação...

    -Tanatologia forense: estuda a cronologia da morte e os sinais desta, o diagnóstico de morte real e aparente, súbita e agônica, etc; Tana vem da cronologia da marvel Tanus(Deus da morte).

    Já aqui, temos a cronologia, como foi a morte? é um estudo mais da morte e de seus sinais em si...

  • Cuidado com o termo restritivo "somente".