SóProvas


ID
2745580
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A medição volumétrica é um procedimento muito comum em atividades laboratoriais. Em análises quantitativas, a exatidão e precisão das medidas são de grande importância, fator que pode ser influenciado também pela escolha da vidraria utilizada. Pipetas graduadas, provetas e buretas são alguns exemplos de vidrarias comumente utilizadas em laboratório.

Sobre vidrarias utilizadas em medições volumétricas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Pipeta graduada Apresenta graduações ao longo de sua estrutura que possibilitam a sucção de variadas quantidades de líquido. Esse modelo não pode ser aquecido e é utilizado para a medição de pequenos volumes e volumes variáveis. Pipeta volumétrica Utilizada para medição e transferência de volumes de líquidos. Esse modelo possibilita o transporte de apenas uma determinada quantidade de volume, e não pode ser aquecido por conta de sua grande precisão de medida.
  • O balão volumétrico é utilizado para preparar soluções EXATAS e soluções padrões.

    A pipeta volumétrica possui mais exatidão que a graduada, pois essa permite a leitura parcial de volumes.

    O coeficiente de expansão não é desprezível. Dependendo da temperatura e material da vidraria, pode haver uma expansão de 20%.

    A bureta é uma vidraria do tipo "a inverter" (TD,EX), utilizada para titulação em análises volumétricas, onde, o volume da titulação é menor que o volume nominal.

    A proveta é um instrumento de medição para volumes específicos,