SóProvas


ID
2746723
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um hospital, o enfermeiro, ao analisar a frequência de ocorrência de novos acidentes de trabalho com perfuro-cortantes entre os técnicos de enfermagem em um ano, está considerando uma medida epidemiológica de:

Alternativas
Comentários
  • A)Razão É a medida de freqüência de um grupo de eventos relativa à freqüência de outro grupo de eventos. É um tipo de fração em que o numerador não é um subconjunto do denominador. Por exemplo: razão entre o número de casos de aids no sexo masculino e o número de casos de aids no sexo feminino.

    B)A incidência [taxa de incidência (TI)] é o número de casos novos de uma doença em um dado local e período, relativo a uma população exposta. Reflete a intensidade com que acontece uma doença em uma população e, dessa maneira, mede a freqüência ou probabilidade de ocorrência de casos novos dessa doença na população. Alta incidência significa alto risco coletivo de adoecer.

    C)A prevalência indica qualidade daquilo que prevalece. Portanto, prevalência implica acontecer e permanecer existindo em um momento considerado. A taxa de prevalência (TP) é mais utilizada para doenças crônicas de longa duração, como hanseníase, tuberculose, aids e diabetes. Casos prevalentes são os que estão sendo tratados (casos antigos) mais aqueles que foram descobertos ou diagnosticados (casos novos). Portanto, a prevalência é o número total de casos de uma doença, novos e antigos, existentes em um determinado local e período. A prevalência, como idéia de acúmulo, de estoque, indica a força com que subsiste a doença na população


    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Curso_vigilancia_epidemio.pdf

  • letra B

     

    Palavra chave: novos acidentes de trabalho.