Leia com atenção:
“[...] a Universidade quer deixar de ser universidade. Seu figurino já não é o de instituição pluridisciplinar onde se cultiva o saber pela pesquisa, a formação pelo ensino e o serviço pela extensão. Agora a universidade passa a ser plurimodal, ou seja, como Prometeu, ela assume mil formas, tantas quantas as necessidades do mercado e da integração dos mercados exigirem” (CASTANHO, 2000, p.36)
Considerando as ideias de Castanho (2000), analise as seguintes proposições:
I. A universidade está em crise, afetada em sua maioria pelos rankings orientados pelos valores e práticas das instituições hegemônicas, cujos critérios de aferição reproduzem os padrões de dominação.
II. A ideia de negócio é destruidora da universidade, pois destrói a noção de bem público que deveria oferecer sustentáculos à vida econômica e social.
III. A universidade necessita de uma profunda reforma que busque compreender a essência de suas contradições: a própria reforma do pensamento.
IV. A ideia de plurimodalidade possibilita à universidade a oferta diversificada de cursos e experiências aos discentes, numa perspectiva de formação que permita a análise aprofundada do mercado de trabalho e assimilação dos saberes que dele emergem.
Assinale a alternativa CORRETA: