As fragilidades que cercam a formação docente para atuação no ensino superior têm sido identificadas como um dos fatores que dificultam a vida acadêmica dos estudantes, evidenciando que a qualificação profissional e pedagógica tem peso determinante na sua atuação docente e, especialmente, nos processos de ensino desencadeados.
Apresentam-se proposições que completam o enunciado a seguir.
“Essas fragilidades podem ser identificadas como consequência”:
I. da ideia de que “quem sabe fazer sabe ensinar”, supervalorizando o espaço do contexto profissional e das corporações na definição do modelo de atuação docente, negando a existência de conhecimentos pedagógicos específicos para o desempenho dessa função.
II. da diminuição do valor do ato pedagógico e do ensinar nas instituições de ensino superior e da supervalorização da pesquisa como fonte primordial de elaboração do conhecimento.
III. de a formação docente para o ensino superior ser realizada no âmbito dos cursos de pós-graduação lato sensu, conforme prevê a LDB nº9394/1996.
IV. das dificuldades ainda existentes no que se refere à implementação da pesquisa, pilar da educação superior.
V. de uma formação de professores que enfatiza a aquisição dos saberes dos conteúdos e diminue ou ignora o valor da aprendizagem sobre os processos de ensino e de aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA: