SóProvas


ID
2748130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

      A centralidade na história da filosofia pode matizar um ponto que se afigura bastante controverso, qual seja, a assunção de uma perspectiva filosófica pelo professor. Certamente ninguém trabalha uma questão filosófica situando-se fora de suas próprias referências intelectuais, sendo inevitável que o professor dê seu assentimento a uma perspectiva. Essa adesão, entretanto, tem alguma medida de controle na referência à história da filosofia, sem a qual seu labor se tornaria mera doutrinação.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ciências humanas e suas tecnologias: orientações curriculares para o ensino médio. Brasília, v. 3, 2006, p. 37 (com adaptações).

Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, acerca do ensino de filosofia.


Um professor que assume uma perspectiva filosófica em sua atividade docente impele os alunos a assumirem determinados valores em vez de estimular uma prática reflexiva.

Alternativas
Comentários
  • Não impele! (impelir = empurrar) pois, quando um professor assume uma perspectiva filosófica (ponto de vista, opinião, critica) esta não tem o poder de fazer com que os alunos assumam determinados valores. 

  • Não impede mim CESpe

  • Errado!

    Complementando o apresentado pela colega, impelir significa estimular, obrigar.

    O ato docente não é neutro em momento algum. O docente norteará a condução da sua prática pedagógica a partir das crenças e perspectivas, mas isso não significa que realizará qualquer tipo de doutrinação sobre os alunos.