SóProvas


ID
2749372
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em recente chamada de artigos para a próxima Conferência Regional da União Geográfica Internacional, em Moscou (entre 17 e 21 de agosto de 2015), as Comissões de História da Geografia e de Geografia Política elegeram o seguinte tema para ampla discussão: “Repensar o que a geografia (política) deveria ser: a geografia e a geopolítica como instrumento de paz (teorias, histórias e práticas)”* .


[* Tradução livre do original em francês e em inglês, respectivamente: “Repenser ce que la géographie (politique) devrait être: la géographie et la géopolitique comme instruments de paix (théories, histoires et pratiques)”; “Rethinking what (political) geography ought to be: theories, histories and practices of geography and geopolitics as instruments of Peace”].

(Disponível em: http://web.univ‐pau.fr/RECHERCHE/UGIHG/ Acesso em: 05/12/2014.)


Sobre as novas abordagens da Geopolítica Contemporânea, é correto afirmar que essas

Alternativas
Comentários
  • Letra D

  • Por conta do processo da globalização, os principais atores mundiais – tanto econômicos quanto militares – travam batalhas principalmente no campo comercial, financeiro e cultural, dentre outros. Ou seja, a guerra tal como a conhecemos, com protagonismo bélico, tem menor importância atualmente, em que segmentos simbólicos, como os sociais, ganham mais relevância.

    Resposta: D

  • Qual o erro da letra C?

  • O erro da questão C é falar que ainda se "mantem uma distinção clássica", quando na verdade o texto motivador da questão deixa claro a necessidade de "repensar a geografia", ou seja, o conceito não se mantem, o conceito está mudando.