Mielografia
Propósito
Um mielograma é um estudo radiográfico do cordão espinal e dos ramos de raiz dos seus nervos que empregam o meio de contraste.
A medula espinal e as raízes nervosas são delineados pela injeção do agente de contraste no espaço subaracnóideo do canal espinal. A forma e o contorno do agente de contraste são avaliados para detectar possíveis processos patológicos. Devido ao fato de que a maior parte das condições demonstradas por esse procedimento ocorre nas áreas lombar e cervical, a mielografia dessas áreas da coluna é a mais comum.
Indicações Clínicas
A mielografia é realizada quando os sintomas do paciente indicam a presença de uma lesão que pode se apresentar no canal espinal ou pode sobressair do canal. Se o processo patológico colide com a medula espinal, os sintomas do paciente podem incluir dor ou torpor, normalmente nos membros inferiores ou superiores. As lesões mais comumente demonstradas pela mielografia incluem a hérnia de núcleo pulposo, que é a indicação clínica mais comum para a mielografia; tumores benignos ou cancerosos; cistos; e (no caso de traumatismo) possíveis fragmentos de ossos. Se uma lesão estiver presente, a mielografia identifica a extensão, o tamanho e o nível do processo patológico. Outra característica importante da mielografia é a identificação de múltiplas lesões.
Alternativa D