O Protocolo UDP, que pertence à camada de transporte juntamente com o protocolo TCP, é um protocolo simples, orientado a datagrama. Ele não fornece confiabilidade na transmissão, pois envia os datagramas requisitados pela aplicação sem nenhuma garanta de que eles chegarão ao seu destino.
O UDP não estabelece conexões antes de enviar dados. Apenas os empacota em datagramas e os envia. Além disso, não fornece confirmação da entrega desses dados. Portanto, o UDP não fornece nenhuma garantia de que as mensagens serão entregues, e não consegue detectar mensagens perdidas, tampouco retransmiti-las.
O UDP é um protocolo que não é adequado para
a) processos que requerem comunicação simples.
Ao contrário, ele é adequado para comunicações simples, como serviços streaming, entre outros, algo que não exige muita confiabilidade e não tem grande relevância a confirmação de pacotes como um serviço de e-mail por exemplo.
b) [GABARITO] processos orientados à conexão. (Vejam essa questão Q903010)
c) protocolos de atualização de rotas, como o RIP.
O protocolo RIP envia a cada 30 segundos, a tabela completa de roteamento de todas as interfaces ativas, são transmitidos através de UDP e IP e usam a porta 520 do UDP. Ou seja, é adequado!
d) processos tipo multicasting.
Esses protocolos multicasting geralmente são usados se sobrepondo ao UDP ou, substituindo-o por completo. Sua função é estabelecer uma seção entre todos os membros do grupo multicast e verificar que todos os dados transmitidos chegam e são apresentados na ordem correta .
http://ptcomputador.com/Networking/other-computer-networking/78129.html
https://faqinformatica.com/protocolo-rip/