Letra B
Em um gerente tradicional, o engine SNMP contém um Despachante (Dispatcher), um Subsistema de Processamento de Mensagens (Message Processing Subsystem) e um Subsistema de Segurança (Security Subsystem).
O Despachante é um simples gerenciador de tráfego. Para PDUs de saída, o Despachante aceita os PDUs vindos das aplicações e executa as seguintes funções: para cada PDU, o Despachante determina o tipo de processamento de mensagem requerido (SNMPv1, SNMPv2c ou SNMPv3) e passa o PDU para o módulo de processamento de mensagem apropriado no Subsistema de Processamento de Mensagens. Subseqüentemente, o Subsistema de Processamento de Mensagens retorna uma mensagem contendo o PDU e os cabeçalhos apropriados. O Despachante então mapeia a mensagem na camada de transporte para transmissão. No caso de mensagens de entrada, o Despachante aceita a mensagem vinda da camada de transporte e executa as seguintes funções: o Despachante encaminha cada mensagem para o módulo de processamento adequado. Subseqüentemente, o Subsistema de Processamento de Mensagens retorna o PDU contido na mensagem. O Despachante então passa o PDU para a aplicação apropriada.
O Subsistema de Processamento de Mensagens aceita PDUs de saída vindos do Despachante e prepara-os para transmissão encapsulando-os com o cabeçalho apropriado e retornando-os para o Despachante. O Subsistema de Processamento de Mensagens também aceita mensagens de entrada vindas do Despachante, processa cada cabeçalho da mensagem, e retorna o PDU para o Despachante. Uma implementação do Subsistema de Processamento de Mensagens pode suportar apenas um formato de mensagem correspondente a uma das versões do SNMP, ou ele pode conter um certo número de módulos, cada um suportando uma versão diferente do SNMP.
O Subsistema de Segurança executa funções de autenticação e criptografia. Cada mensagem de saída é passada para o Subsistema de Segurança pelo Subsistema de Processamento de Mensagens. Dependendo dos serviços requeridos, o Subsistema de Segurança pode criptografar o PDU e possivelmente alguns outros campos do cabeçalho da mensagem, e ele pode também gerar um código de autenticação e inseri-lo no cabeçalho da mensagem. A mensagem processada é então devolvida para o Subsistema de Processamento de Mensagens. Uma implementação do Subsistema de Segurança pode suportar um ou mais modelos de segurança distintos. Até o momento, o único modelo de segurança definido é o Modelo de Segurança Baseado em Usuário (USM) para o SNMPv3, especificado na RFC 2274.
http://www.fassi.eti.br/artigos/gerencia-de-redes/comparativo-entre-as-versoes-do-snmp?tmpl=%2Fsystem%2Fapp%2Ftemplates%2Fprint%2F&showPrintDialog=1