SóProvas


ID
2750953
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto abaixo.


Em 2004, foi divulgada a queima de documentos supostamente produzidos por órgãos de segurança nacional da Ditadura Militar no Brasil. As exibições das reportagens coincidiram com a definição dos prazos, pelo Presidente da República, para a abertura dos arquivos da Ditadura. Ficou estabelecido um período de até 30 anos – renovável por mais 30 – para que a sociedade tenha acesso aos arquivos ultrassecretos. Ao mesmo tempo, uma Medida Provisória criou a Comissão de Averiguação e Análise de Informações Sigilosas, com poder para barrar a divulgação desses documentos, caso entenda que isso seja "imprescindível à segurança da sociedade e do Estado".

Disponível em: http://professor.bio.br/historia/provas_vestibular.asp?origem=Uel&curpage=19. Acesso em: 03 abr.. 2016.


Analise as proposições abaixo.


I. O controle da memória pelos setores dominantes, silenciando ou evidenciando determinados eventos ou documentos históricos, serve como estratégia de preservação de poder na sociedade.

II. Atos de eliminação de documentos isentam o Estado republicano brasileiro da responsabilidade pela mutilação da memória nacional.

III. Medidas tomadas com o intuito de evitar julgamentos precipitados que levem à perseguição, gerando um estado de ameaça constante, inviabilizando a democratização do país.

IV. No Brasil, a queima de documentos é uma prática recorrente para ocultar o passado e apagar a memória concebida pelos diferentes grupos sociais.


São corretas as proposições:

Alternativas
Comentários
  • gabarito dessa questão, por gentileza!

  • alguém pode passar por gentileza, esse gabarito?

  • I, III e IV.

  • Gab:

    Letra E

  • Gab:E

    Entre os papéis semi-destruídos, documentos referentes ao período da ditadura. A maioria, produzida pelo serviço de inteligência da Aeronáutica. Também há documentos mais recentes, de 94, quando a democracia já havia sido restabelecida no país.

    Foi encontrada na base aérea de Salvador uma outra pilha de documentos, debaixo de pedaços de madeira, pronta para ser destruída.

    http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL894571-16021,00-QUEIMA+DE+ARQUIVO.html