SóProvas


ID
2751004
Banca
SEDUC - CE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Educação Física
Assuntos

Segundo Souza (in Pereira e Souza, 2011), a prática da avaliação em Educação Física escolar tem sido predominantemente realizada de forma classificatória, autoritária e coercitiva. A autora ressalta que a avaliação deve ser um processo contínuo, envolvendo professores, alunos e família, sendo usada para diagnosticar as realidades e nortear a tomada de decisões do ambiente escolar. Assim, o processo de avaliação compreende que é necessário

Alternativas
Comentários
  •  há quatro tipos de avaliação nas escolas hoje,  a avaliação diagnóstica, a formativa, a comparativa e a somativa.

    Avaliações diagnósticas:

    Esta avaliação é usada para “diagnosticar” o que um aluno sabe e o que ele não sabe. A avaliação diagnóstica normalmente acontece no início de uma nova fase da educação e abrange tópicos que serão ensinados aos alunos nas próximas aulas.

    Os professores utilizam as informações das avaliações diagnósticas para nortear o quê e como ensinar. Eles passarão mais tempo ensinando as habilidades nas quais seus alunos enfrentam mais dificuldades de acordo com os resultados da avaliação diagnóstica. As avaliações diagnósticas também podem ser uma ferramenta útil para os pais. O feedback que meus filhos recebem nestas avaliações apontam que tipo de conteúdo eles estarão trabalhando em aula e me permite prever quais as habilidades ou as áreas em que poderão enfrentar problemas.

    Avaliação formativa:

    Esse tipo de avaliação é usada para medir a aprendizagem do aluno durante a aula. Ela é informal e vale pouca nota, utilizada ao longo de uma palestra e desenvolvida para dar aos alunos a oportunidade de mostrarem que compreenderam o assunto (como no exemplo acima, com a atividade do relógio). As escolas normalmente não enviam os relatórios das avaliações formativas para casa, mas trata-se de uma parte importante do ensino e da aprendizagem dentro da escola. Se você ajuda seus filhos com a tarefa de casa, você provavelmente está utilizando uma versão das avaliações formativas quando estudam juntos.

    Avaliação comparativa:

    Esta avaliação é usada para verificar se os alunos dominam um tópico do conteúdo. A avaliação comparativa é aplicada durante ou depois de uma aula e abrange uma parte do material. Ao contrário das avaliações diagnósticas, os alunos devem dominar o conteúdo da avaliação comparativa. Os pais receberão o feedback dessas avaliações frequentemente e eles são importantes para mim como mãe, pois me dão uma visão de quais conceitos os meus filhos não dominam. Se desejo rever um conceito com meus filhos, posso encontrar lições, vídeos ou jogos online, ou pedir recursos aos seus professores.

    Avaliação somativa:

    Esta avaliação é utilizada como uma forma de controle, no final do ano ou do curso, para avaliar quantos conteúdos os alunos aprenderam no geral. Esse tipo de avaliação é semelhante à avaliação comparativa, mas abrange tudo o que os alunos aprenderam ao longo do ano. Estas avaliações são aplicadas para todos os alunos em sala de aula, para que todos tenham uma oportunidade igual de demonstrarem o que sabem. Os alunos demonstram sua capacidade de desempenho em um nível prescrito como padrão para o teste de proficiência.

  • Interessante análise do Juvenal.

    Mas cabe ressaltar que o tema da avaliação é muito mais complexa, principalmente na EF, pois abrange uma ciência diferente das demais.

    Quanto aos modelos, é importante destacar que destacam-se principalmente a TRADICIONAL, FORMATIVA, SOMATIVA e EMANCIPATÓRIA. Qualquer aspecto que haja comparação na prática avaliativa, como mencionado acima, diz repeito ao modelo tradicional, pois a avaliação desse viés busca a classificação, comparação, exclusão, entre outros aspectos. Vale mencionar ainda que estes não são os modelos únicos de avaliação, há inúmeros que não cabem aqui.

    Já na EF, estes modelos são incluídos e trabalhados de acordo com a perspectiva pedagógica do professor, pois o mesmo pode atuar em um viés de saúde renovada, desenvolvimentista, crítico, etc. Cabe ao professor, dentro do seu olhar, enquadrar a avaliação que mais se enquadra ao seu trabalho. Lembrando que, dos modelos de avaliação citados, tradicional e somativo são os mais questionas, pois possuem um olhar nem tanto progressista.

  • LETRA (B)