SóProvas


ID
2751733
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em se tratando de Auditoria Governamental, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    AUDITORIA OPERACIONAL:

     

    exame de funções, subfunções, programas, ações  (projetos,  atividades,  operações  especiais),  áreas,  processos,  ciclos operacionais,  serviços  e sistemas  governamentais  com  o  objetivo  de  se  emitir comentários  sobre  o  desempenho  dos  órgãos  e  das  entidades  da Administração Pública  e  o  resultado  das  políticas,  programas  e  projetos  públicos,  pautado  em critérios de economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética e proteção ao meio ambiente, além dos aspectos de legalidade.

  • ALTERNATIVA C)

     

    A) As fases de uma Auditoria são: Planejamento, Execução, Relatório e Monitoramento.

    B) Auditoria de regularidade busca observar se leis, normas e regulamentos foram cumpridos. Não se trata de um objeto específico.

    D) Errado, pois isso afetaria a independência que ele deve ter.

    E) TCU não é vinculado ao Poder Judiciário.

     

    Fonte: https://www.3dconcursos.com.br/artigo/prova-de-auditoria-do-trt-sp-comentada-tem-recurso-3d-concursos

  • Letra (c)

     

    A auditoria operacional preocupa-se em verificar a eficiência, eficácia, efetividade, economicidade e equidade de organizações, políticas, programas e projetos públicos, e tem como principais objetivos avaliar se:

     

    -> A Administração desempenhou suas atividades com economicidade, de acordo com princípios, práticas e políticas administrativas corretas.

     

    -> O pessoal e os recursos materiais, financeiros, tecnológicos e de qualquer outra natureza são utilizados com eficiência, inclusive os sistemas de informação.

     

    -> Os procedimentos de mensuração, controle e avaliação de desempenho e de resultados são adequados e aplicados de forma sistemática pelos órgãos e entidades da Administração.

     

    -> Foram adotadas pelos entes auditados as providências para sanar as deficiências detectadas em auditorias anteriores, nos termos das decisões e recomendações dos TC.

     

    -> Os programas, projetos, atividades, operações e ações governamentais atingiram a efetividade e a equidade pretendidas em relação ao alcance de seus objetivos.

     

    -> Foram alcançados os objetivos e os resultados pretendidos.

     

    -> Pode haver, na prática, uma auditoria governamental em que haja uma superposição entre os procedimentos de auditorias de regularidade e operacional.

     

    Outra questão que ajuda a responder: Q921718

  • a) As fases de uma auditoria são: planejamento, execução, relatório e acompanhamento/monitoramento. Além disso,a emissão de opinião consta da fase de relatório.

    b) A auditoria de regularidade verifica a conformidade com as leis, normas e regulamentos, sobretudo a legalidade e a legitimidade.

    c) As auditorias operacionais objetivam verificar os 4E's: Efetividade, eficácia, eficiência e economicidade, com o objetivo de avalair o desempenho da organização.

    d) Pode emitir relatório ainda que seja prejudicial ao órgão

    e) o TCU é órgão independente e autônomo. Não integra o poder judiciário e axulia o Congresso Nacional no exercício do controle externo.

    Gabarito C

    Fonte: Material Ellen Verri

  • Fases de uma Auditoria: Planejamento, Execução, Relatório e Monitoramento.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui!


     Esta questão trata sobre Auditoria Governamental, de uma forma geral. Vamos às alternativas!

    a) Incorreta. O processo de auditoria envolve as fases de Planejamento, Execução e Relatório. No Relatório, pode existir relatório sem ressalva, com ressalva, adverso e com abstenção de opinião.

     b) Incorreta. “Auditoria de Regularidade" é um outro nome para “auditoria de conformidade", que é o tipo de auditoria adequado para verificar o cumprimento de leis e normas. Portanto, isso nada tem a ver com verificar se os servidores estão regularmente em exercício.

    c) Correta. Auditorias operacionais existem para avaliar se um determinado objeto cumpre critérios de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade. Por meio deste tipo de auditoria, se pode avaliar o desempenho do objeto de auditoria.

     d) Incorreta. Controle Interno é um órgão de fiscalização e, portanto, ele precisa reportar exatamente o que foi obtido nas evidências, mesmo se a conclusão da fiscalização causar problemas na imagem da organização pública.

     e) Incorreta. O TCU é órgão vinculado ao Poder Legislativo e julga não só em processo de Auditoria, mas também em processos de Contas e de denúncias, por exemplo.


    Portanto, gabarito letra C.