-
NBC PA 290
a) as ameaças à independência podem ser enquadradas em um único tipo, que se resume, basicamente, à ameaça de emitir um parecer inadequado, frente ao conjunto de fatos observados antes do início dos trabalhos de auditoria.
Existem vários tipos de ameça, por exemplo quando alguém da equipe é familiar da empresa.
B) a independência compreende a construção do pensamento burocrático, especificando detalhadamente os passos para que os objetivos estabelecidos sejam alcançados dentro dos limites contratados com o cliente de auditoria.
(não encontrei a fundamentação na norma)
c) a independência é opcional durante o período de contratação coberto pelas demonstrações contábeis, iniciando-se com um ano de antecedência à escolha da organização que irá realizar os trabalhos de auditoria e terminando em até dois anos após e emissão do relatório de auditoria.
é obrigatória durante TODO o período de trabalho.
d) em relação à documentação comprobatória da independência dos trabalhos de auditoria, o auditor sempre pode dispensálas quando as conclusões extraídas demonstrarem que as ameaças observadas à emissão de sua conclusão forem substanciais.
O auditor deve documentar as conclusões sobre o cumprimento dos requisitos de independência, apesar da documentação naõ ser determinante.
e) GABARITO
-
Letra (e)
Eu e minha mania de mudar a alternativa (letra a) de última hora, mas desta vez, não mudei.
NBC PA 290
1.2.2.9. A entidade de auditoria e os membros da equipe de auditoria têm a responsabilidade de manter-se independentes, levando em conta o contexto em que exercem suas atividades, as ameaças à independência e as salvaguardas disponíveis para eliminar as ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável.
-
Sobre a independência para realizar trabalhos de auditoria:
Independência compreende:
Independência de pensamento que permite a apresentação de conclusão que não sofra efeitos de influências que comprometam o julgamento profissional, permitindo que a pessoa atue com integridade, objetividade e ceticismo profissional.
Aparência de independência serve para evitar fatos e circunstâncias que sejam tão significativos a ponto de que um terceiro com experiência, conhecimento e bom senso provavelmente concluiria, ponderando todos os fatos e circunstâncias específicas, que a integridade, a objetividade ou o ceticismo profissional da firma, ou de membro da equipe de auditoria ficaram comprometidos.
Os conceitos sobre a independência devem ser aplicados por auditores tanto para identificar ameaças à independência quanto para avaliar a importância das ameaças identificadas ou aplicar salvaguardas, quando necessário, para eliminar as ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável.
-
Vamos item por item:
Item A: Existem vários tipos de ameaças, por exemplo, quando alguém da equipe de auditoria é familiar da empresa.
Item B: Independência é a capacidade que a auditoria tem de julgar e atuar com integridade e objetividade, permitindo a emissão de relatórios imparciais em relação à entidade auditada, aos acionistas, aos sócios, aos quotistas, aos cooperados e a todas as demais partes que possam estar relacionadas com o seu trabalho
Item C: A independência é obrigatória durante todo o período de trabalho, desde a contratação.
Item D: o auditor DEVE documentar as conclusões sobre o cumprimento dos requisitos de independência.
Item E: Os conceitos sobre a independência devem ser aplicados por auditores para:
(a) identificar ameaças à independência;
(b) avaliar a importância das ameaças identificadas;
(c) aplicar salvaguardas, quando necessário, para eliminar as ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável.
Gabarito: alternativa E.
-
Letra A - errada. São várias as ameaças
Ameaça de interesse próprio
é a ameaça de que interesse financeiro ou outro interesse influenciará de forma não apropriada o julgamento ou o comportamento do auditor;
Ameaça de autorrevisão
é a ameaça de que o auditor não avaliará apropriadamente os resultados de julgamento dado ou serviço prestado anteriormente por ele, ou por outra pessoa da firma dele, nos quais o auditor confiará para formar um julgamento como parte da prestação do serviço atual;
Ameaça de defesa de interesse do cliente
é a ameaça de que o auditor promoverá ou defenderá a posição de seu cliente a ponto em que a sua objetividade fique comprometida;
Ameaça de familiaridade
é a ameaça de que, devido ao relacionamento longo ou próximo com o cliente, o auditor tornar-se-á solidário aos interesses dele ou aceitará seu trabalho sem muito questionamento;
Ameaça de intimidação
é a ameaça de que o auditor será dissuadido de agir objetivamente em decorrência de pressões reais ou aparentes, incluindo tentativas de exercer influência indevida sobre o auditor.
Letra B - Errado. Independência de pensamento que permite a apresentação de conclusão que não sofra efeitos de influências que comprometam o julgamento profissional, permitindo que a pessoa atue com integridade, objetividade e ceticismo profissional.
Letra C - Errado. Não existe auditoria sem independência. Isso envolve "antes" "durante" e "depois" do periodo coberto das demonstrações contábeis.
Letra D - O auditor deve documentar como tratou a independência nos papeis de trabalho.
Letra E - certo
-
Fiquei bolado com a palavra eliminá-las , mas marquei igual