SóProvas


ID
2754454
Banca
FGV
Órgão
COMPESA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

No que diz respeito à conduta ética junto à clientela profissional, analise as afirmativas a seguir.

I. O segredo profissional, ou seja, o que se vem a conhecer de íntimo e pessoal no exercício da profissão, somente pode ser utilizado para melhor prestação do serviço, sem qualquer outra exceção.
II. Nada impede que se preste o serviço a preço menor do que o usualmente praticado pelo mercado ou mesmo gratuitamente, caso haja necessidade financeira do usuário do serviço.
III. Se o serviço solicitado pelo usuário é, do ponto de vista técnico, menos seguro que uma alternativa, é dever do profissional esclarecer o cliente sobre as inconveniências existentes e os procedimentos para melhor execução.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I.             O segredo profissional, ou seja, o que se vem a conhecer de íntimo e pessoal no exercício da profissão, somente pode ser utilizado para melhor prestação do serviço, sem qualquer outra exceção.  Item errado.

    Art. 3º. É vedado ao Profissional de Contabilidade:

    XVI – emitir referência que identifique o cliente ou empregador, com quebra de sigilo profissional, em publicação em que haja menção a trabalho que tenha realizado ou orientado, salvo quando autorizado por eles;

    II.               Nada impede que se preste o serviço a preço menor do que o usualmente praticado pelo mercado ou mesmo gratuitamente, caso haja necessidade financeira do usuário do serviço. Item correto, (segundo a banca) embora não ter encontrado nada a respeito no código de ética, nem como dever nem como vedação.

     

    III.            Se o serviço solicitado pelo usuário é, do ponto de vista técnico, menos seguro que uma alternativa, é dever do profissional esclarecer o cliente sobre as inconveniências existentes e os procedimentos para melhor execução. Item correto.

    Art. 2º São deveres do Profissional da Contabilidade:

    III – zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo;

    IV – comunicar, desde logo, ao cliente ou empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquele que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho, estendendo-se a obrigação a sócios e executores;


    Resposta: D

  • A "ii" não é o conceito de aviltamento de honorários?

  • Com certeza esse gabarito está errado (II).

  • item II, acredito que a banca considerou como correta porque consta como necessidade financeiro do usuário do serviço, ou seja, do cliente, não do auditor prestador do serviço.

  • A II deve ser encontrada no código de ética da FGV.
  • OBRIGADO FGV