SóProvas


ID
2754547
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o agendamento da coleta de material para a realização do exame citopatológico do colo do útero de uma mulher adulta, o enfermeiro deve orientá-la para

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra b

    A) solicitar ao parceiro sexual o uso do preservativo, caso a relação sexual ocorrer nas 48 horas anteriores à coleta.

    Errada.

    Embora usual, a recomendação de abstinência sexual prévia ao exame só é justificada quando são utilizados preservativos com lubrificante ou espermicidas. Na prática a presença de espermatozoides não compromete a avaliação microscópica.

    B) evitar por 48 horas antes da coleta a utilização de espermicidas ou medicamentos vaginais.

    Correta.

    A utilização de lubrificantes, espermicidas ou medicamentos vaginais deve ser evitada por 48 horas antes da coleta, pois essas substâncias recobrem os elementos celulares dificultando a avaliação microscópica, prejudicando a qualidade da amostra para o exame citopatológico.

    C) utilizar lubrificante vaginal no dia anterior ao exame, para facilitar a introdução do espéculo no dia do exame.

    Errada.

    A utilização de lubrificantes, espermicidas ou medicamentos vaginais deve ser evitada por 48 horas antes da coleta, pois essas substâncias recobrem os elementos celulares dificultando a avaliação microscópica, prejudicando a qualidade da amostra para o exame citopatológico.

    D) agendar a ultrassonografia transvaginal 5 dias antes ou 48 horas depois do exame citopatológico.

    Errada.

    A realização de exames intravaginais, como a ultrassonografia, também deve ser evitada nas 48 horas anteriores à coleta, pois é utilizado gel para a introdução do transdutor.

    E) notificar se estiver, na data agendada, no primeiro ou segundo dia da menstruação, devendo reagendar o exame após o quarto dia do início da menstruação.

    Errada.

    O exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode prejudicar o diagnóstico citopatológico. Deve-se aguardar o quinto dia após o término da menstruação.


    Referência:

    Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.


  • Questionar sobre a realização de exames

    intravaginais, utilização de lubrificantes, espermicidas

    ou medicamentos vaginais, história de relações

    sexuais com preservativo nas 48 horas anteriores ao

    exame citopatológico (fatores que podem ocasionar

    prejuízo à leitura da amostra coletada). A presença

    de espermatozoides na amostra não prejudica sua

    qualidade, entretanto outros fatores podem prejudicar

    o diagnóstico.

    Protocolos da Atenção Básica : Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília : Ministério

    da Saúde, 2016.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre saúde da mulher e o agendamento da coleta de material para a realização do exame citopatológico do colo do útero.

    O enfermeiro deve orientar a mulher para evitar por 48 horas antes da coleta a utilização de espermicidas ou medicamentos vaginais (Letra B) para não atrapalhar a amostra.



    A) Incorreto. Não é indicado relação sexual, mesmo com o uso do preservativo, nas 48 horas anteriores à coleta.


    B) Correto.


    C) Incorreto. Não deve-se utilizar lubrificante vaginal no dia anterior ao exame, para facilitar a introdução do espéculo no dia do exame. A introdução é simples e não causa dor.


    D) Incorreto. Não é necessário agendar a ultrassonografia transvaginal 5 dias antes ou 48 horas depois do exame citopatológico. Pode ser realizado no mesmo dia


    E) Incorreto. Notificar se estiver, na data agendada, menstruada, devendo reagendar o exame após o termino da menstruação.





    Resposta do Professor: B.