SóProvas


ID
275470
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após as primeiras décadas, marcadas pelo esforço de
garantir a posse da nova terra, a colonização começou a tomar
forma. Como aconteceu em toda a América Latina, o Brasil viria a
ser uma colônia cujo sentido básico seria o de fornecer ao comércio
europeu gêneros alimentícios ou minérios de grande importância.
A política da metrópole portuguesa consistirá no incentivo à
empresa comercial, com base em uns poucos produtos exportáveis
em grande escala e na grande propriedade. Ao lado da grande
empresa colonial e do regime de grande propriedade, acrescentamos
um terceiro elemento: o trabalho compulsório.

Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo:
Edusp, 2008, p. 47-8 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o quadro geral vigente
no período colonial brasileiro, julgue os próximos itens.

A cana-de-açúcar foi o principal produto agrícola de exportação do Brasil no período colonial, com produção concentrada na região de São Vicente, substituindo a extração aurífera que entrara em decadência.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

    O açúcar nunca substituiu o ouro. Cada um teve sua época. Quando foi descoberto o ouro pelos bandeirantes, as atenções da metrópole se voltaram totalmente ao ouro.

    Açúcar XVI e XVII
    Ouro XVIII 
  • Errada. Em primeiro lugar porque não se pode afirmar que a cana-de-açúcar foi o principal produto agrícola de exportação do Brasil colonial, pois a história econômica de nosso período colonial é divida em ciclos que se referem a momentos distintos (ciclo do açúcar, ciclo do ouro). E em segundo lugar  porque o ciclo do açúcar deu-se prioritariamente no nordeste e não em São Vicente.
  • Errada.

    Mesmo com a descoberta do ouro através das expedições paulistas bandeirantes, deve-se lembrar que apesar de intensa a extração do ouro, o açúcar não deixou de ser produzido na colônia.

    Bons Estudos.
  • Item ERRADO, conforme ressaltado pelos colegas.

    1) A produção açucareira na colônia foi concentrada principalmente em Pernambuco e não em São Vicente.

    2) A produção do açúcar teve início e desenvolvimento bem antes da extração do ouro na Colônia, desta forma é inadequado se falar em substituição da extração aurífera, mesmo considerando o aumento expressivo da produção açúcareira no fim do período colonial, a partir de acontecimentos internacionais e medidas levadas a cabo pelo Marques de Pombal, em um momento de declínio da produção aurífera.

    Quanto à importância do açúcar na economia colonial, o trecho do item está correto. Vale lembrar que a ideia de um "Ciclo do Açúcar" é questionada por historiadores brasileiros, considerando que a expressão traz consigo uma ideia de surgimento, ascenção e fim de atividade econômica, o que não ocorreu com este produto. Abaixo segue um trecho da obra de Boris Fausto, que ressalta o caráter de "produto principal" do açúcar na Colônia:

    "Na década de 1630, surgiu a concorrência. Nas pequenas ilhas das Antilhas, a Inglaterra, a França e a Holanda iniciaram o plantio emgrande escala, provocando uma série de efeitos negativos na economia açucareira do Nordeste. A formação de preços fugiu ainda mais das mãos dos comerciantes portugueses e dos produtores coloniais no Brasil. A produção antilhana, também com base no trabalho de escravos, gerou uma elevação do preço destes e incentivou a concorrência de holandeses, ingleses e franceses no comércio negreiro da costa africana. Nunca mais a economia açucareira do Brasil voltaria aos 'velhos e bons tempos'.

    Mas no período colonial a renda das exportações do açúcar sempre ocupou o primeiro lugar. Mesmo no auge da exportação do ouro, o açúcar continuou a ser o produto mais importante, pelo menos no comércio legal. Assim, em 1760 correspondeu a 50% do valor total das exportações e o ouro 46%."

    Fonte: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2015. p. 73.

     

  • A questão erra ao informar que a produção de cana-de-açúcar estava concentrada na região de São Vicente, em São Paulo. Ou seja, na região Sudeste.

    O correto seria informar que a produção se concentrava na região Nordeste, apesar de haver também produção açucareira em outras partes do país.

    Outro erro está em dizer que o açúcar substituiu a extração aurífera.

    Na verdade, é o contrário. A produção aurífera substituição a então decadente atividade açucareira.

    Gabarito: Errado

  • Questão Errada

    Pois o mineração iniciou-se apenas no final do século XVII, já a cana-de-açucar foi no começo do século XVI