SóProvas


ID
2754829
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Caracteriza-se por manifestações físicas, psíquicas e alterações de comportamentos. São alguns desses sinais e sintomas, a fadiga constante, distúrbio do sono, falta de atenção, alterações de memória, ansiedade e frustração, negligência no trabalho, irritabilidade ocasional e instantânea, diminuição da capacidade de concentração, aumento de incidentes conflitivos com os colegas de trabalho, necessidade de longas pausas para o descanso e o cumprimento irregular da carga horária de trabalho. A alteração de saúde mental que corresponde à descrição acima é a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra c

    De acordo com o artigo Manifestações psicossomáticas associadas à síndrome de burnout referidas por trabalhadores de saúde 2014

    A Síndrome de Burnout é caracterizada como uma resposta ao estresse laboral crônico que surge quando o indivíduo não consegue elaborar estratégias de enfrentamento aos agentes estressores.

    Os principais sintomas apresentados no processo do burnout são subdivididos na obra de Pereira, fundamentado na literatura de diversos autores. Essa subdivisão se apresenta como sintomas físicos, psíquicos, comportamentais e defensivos.

    Sendo que os sintomas físicos são descritos como fadiga constante, dores musculares, distúrbios do sono, cefaleias, enxaquecas, problemas gastrointestinais, transtornos cardiovasculares, desordens do sistema respiratório, disfunções sexuais e alterações menstruais nas mulheres.

    Já os psíquicos são: falta de atenção, alterações de memória, lentificação do pensamento, alienação, sentimento de solidão, impaciência, depressão, baixa auto estima, desconfiança, paranóia, dentre outros.

    Os sintomas comportamentais são assinalados pela negligência, irritabilidade, agressividade, não aceitação de mudanças, falta de iniciativa, comportamentos de risco,suicídio, etc..

    Por fim, os sintomas defensivos são caracterizados pela tendência ao isolamento, perda do interesse pelo trabalho, absenteísmo, ironia e cinismo.