SóProvas


ID
2754868
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com o Manual de gestão documental do Poder Judiciário, do Proname, publicado pelo Conselho Nacional de Justiça em 2011, o critério de estratificação a ser aplicado aos processos, para efeitos de amostra estatística representativa, deve considerar

Alternativas
Comentários
  • Nos casos em que há muita heterogeneidade dos dados da população, a amostragem estratificada se apresenta como uma metodologia indicada. Como critério de estratificação, optou-se por considerar o ano de distribuição do processo. Sugere-se que, para evitar número excessivo de estratos, o ano de distribuição seja agrupado em intervalos.

     

    fonte: Manual de gestão documental do Poder Judiciário, pg 44 e 45.

    GABARITO: LETRA E

  • Segundo o Manual de Gestão Documental do Poder Judiciário, anexo XI - Plano para amostra representativa, "Como critério de estratificação, optou-se por considerar o ano de distribuição do processo. A opção pela adoção do ano de distribuição na construção dos estratos baseia-se na premissa de que este critério reflita as questões apresentadas em juízo em determinado momento histórico. Outro motivo é que, como não há obrigatoriedade de aplicar a amostragem periodicamente, pelo contrário, é inclusive, preferível que os tribunais aguardem acumular um determinado número de processos - já que, com um universo pequeno - as estimativas amostrais podem perder precisão -, é natural que, com o acúmulo, haja mais processos antigos do que novos. Ao aplicar simplesmente uma amostra aleatória simples, não se garante a seleção dos processos mais recentes, que podem justamente ser objeto de estudo de futuro pesquisador".
    Gabarito do Professor: E