SóProvas


ID
2754898
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação ao Formato MARC, considere:


I. O MARCXML traz estrutura diversa do formato MARC21, aproveitando-se das potencialidades da linguagem XML.

II. Uma das críticas dirigidas ao formato é que, ainda hoje, um registro MARC simula uma ficha catalográfica no ambiente digital.

III. Foi criado para o compartilhamento de informações catalográficas em formato eletrônico e, após meio século desde a sua concepção, manteve-se praticamente inalterado, com um modelo de dados estável.

IV. O Bibliographic Framework (BIBFRAME) é uma iniciativa da Library of Congress com o objetivo de desenvolver um novo meio para o compartilhamento de dados bibliográficos e buscar um substituto para os Formatos MARC21.

V. Atualmente, o padrão MARC21 compreende cinco formatos: dados bibliográficos, autoridade, coleção, classificação e nomes geográficos.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA: Pois não é uma estrutura diversa do formato MARC21. 

     No desenvolvimento do MARCXML foi adotada uma abordagem diferente daquela utilizada nas DTDs. Ao invés de criar um elemento para cada campo e subcampo, foram criados elementos XML para os diferentes tipos de elementos do MARC 21 (leader, controlfield, datafield e subfield), sendo que as tags dos campos, os indicadores e os códigos de subcampos definidos nos Formatos MARC 21 seriam indicados por meio de atributos XML. O resultado dessa abordagem foi um esquema único e mais simples para todos os tipos de registros MARC 21 (bibliográfico, de autoridade, etc.) (EITO BRUN, 2008, p. 154). (...) Para Eito Brun (2008, p. 155), o MARCXML tem por objetivos: a)facilitar a codificação de registros nos Formatos MARC 21 utilizando a XML (mediante um processo de conversão); (Disponpivel em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v20n1/1981-5344-pci-20-01-00054.pdf)

    B) CORRETA: "Um ponto frequentemente destacado pelos autores é que, em razão dos Formatos MARC terem sido criados na década de 1960 para possibilitar a produção de fichas catalográficas, um registro MARC 21, ainda hoje, simula uma ficha catalográfica no ambiente digital."  (Disponpivel em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v20n1/1981-5344-pci-20-01-00054.pdf)

    C) CORRETA: 

    D) CORRETA: "Em maio de 2011 a LC fez um anúncio sobre sua iniciativa para uma nova estrutura bibliográfica. Afirmando a inadequação dos Formatos MARC 21 às necessidades atuais, inclusive àquelas relacionadas à utilização do Resource Description and Access (RDA), a LC propôs uma iniciativa cuja atividade central é o desenvolvimento de um novo meio para a captura e o compartilhamento de dados bibliográficos e que incluirá a busca por um substituto para os Formatos MARC 21 (LIBRARY OF CONGRESS, 2011). A iniciativa da LC, atualmente apresentada no modelo e no vocabulário Bibliographic Framework (BIBFRAME), configura-se como base “para o futuro da descrição bibliográfica que ocorre sobre, na e como parte da Web e do mundo conectado em que vivemos” (LIBRARY OF CONGRESS, 2012a, p. 3, tradução nossa), incorporando questões sobre a utilização de tecnologias como o modelo de dados Resource Description Framework (RDF), além da já consolidada XML."

    E) ERRADA: "Atualmente, os Formatos MARC 21 compreendem cinco formatos: para dados bibliográficos, de autoridade, de coleção, de classificação e para informação comunitária.(Disponpivel em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v20n1/1981-5344-pci-20-01-00054.pdf)