SóProvas


ID
2755084
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Para o diagnóstico da sarcopenia são avaliados 3 parâmetros: quantidade de massa muscular, força e função muscular. Um dos métodos recomendado para quantificar a massa muscular na sarcopenia é:

Alternativas
Comentários
  • Para o diagnóstico da sarcopenia são avaliados 3 parâmetros: quantidade de massa muscular, força e função muscular. Entre os métodps não recomendado para quantificar a massa muscular na sarcopenia é:  

     a) Circunferência da panturrilha.  

     b) Força do aperto de mão. 

     c) Circunferência muscular do braço. 

     d) Teste de velocidade de marcha. 

     e) Bioimpedância.

     

    Acredito que a questão quis dizer isso, pois segundo as últimas atualizações que tenho, apenas a Bioimpedância não se enquadra. Demais opções se encaixam como formas. PS.: Agora deve-se procurar a fonte da FCC

  • O diagnóstico da sarcopenia: impedância bioelétrica, ressonância magnética e DEXA (feixes de raio X) podem ser usados. 

  • Acredito que é um peguinha da banca. O final da questão fala apenas em quantificar a Massa MUscular na sarcopenia

  • Essa questão requer atenção

    Ela pede um dos METODOS RECOMENDADOS para quantificar a massa muscular na sarcopenia, neste caso:

    impedância bioelétricaressonância magnética e DEXA (feixes de raio X) podem ser usados. 

    REDUÇÃO DE FUNÇÃO MUSCULAR: Força do aperto de mão por dinamometro ou desempenho fisico: Velocidade de macha

    ATENÇÃO: Circunferência da panturrilha e Circunferência muscular do braço Não são usados como critérios e metodos de diagnóstico de sarcopenia, Ele são indicadores de sensivel alteração muscular no idoso.

    FONTE: cuppari/ 2019

  • Realmente, está é, junto ao DEXA, a indicação de Cuppari
  • A questão exige do candidato conhecimentos acerca de métodos para quantificar massa muscular na sarcopenia.

    A sarcopenia é um distúrbio da musculatura esquelética progressivo e generalizado que está associado ao aumento do risco de quedas, fraturas, debilidade e mortalidade. A sarcopenia é caracterizada pela diminuição da força muscular e baixa quantidade ou qualidade (função) muscular. A identificação concomitante de baixa performance física caracteriza a sarcopenia grave.

    Para avaliação da força muscular podem ser utilizados os testes de força do aperto de mão e teste de levantar da cadeira. Para avaliação da função muscular podem ser utilizados os testes de caminhada, que avaliam tanto o tempo quanto a distância percorrida. 

    Para a avaliação da quantidade muscular, ressonância magnética e tomografia computadorizada são os métodos padrão ouro, porém não são comumente utilizados devido ao alto custo. A absortometria de raio-x de dupla energia (DEXA, do inglês Dual-energy X-ray absorptiometry) e a bioimpedância elétrica também podem ser utilizadas para quantificar a massa muscular e são exames mais acessíveis na prática clínica. As medidas antropométricas são, geralmente, utilizadas para avaliação do estado nutricional, mas não são boas medidas da perda de massa muscular total. Podem ser utilizadas para estimar a massa muscular quando outros métodos não estão disponíveis, mas não são recomendados para determinar a sarcopenia.

    Portanto, a opção que indica um método para quantificar a massa muscular na sarcopenia é a LETRA E.

    Gabarito do Professor: Letra E.

  • O DEXA é ainda melhor que a Bioimpedância para quantificar a massa muscular, conforme o último consenso europeu de sarcopenia.