SóProvas


ID
275512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A chegada de Vargas ao poder deu início a uma nova fase
da história política brasileira. O enfraquecimento da oligarquia
cafeeira, o fortalecimento dos setores urbanos industriais, as
pretensões políticas dos estados de segunda grandeza, o
descontentamento militar, enfim, todo esse conjunto de fatores
conduziu à articulação de novo pacto político. Nesse contexto,
Vargas assumiu o poder, situando-se como uma espécie de árbitro
dos conflitos. Com o afastamento de Vargas, em 1945, a realização
de eleições gerais e a elaboração de novo texto constitucional, as
principais forças políticas puderam pactuar a montagem do regime
democrático.

Marieta de Moraes Ferreira e Carlos Eduardo Sarmento. A república
brasileira
: pactos e rupturas. In: Ângela de Castro Gomes, Dulce Chaves
Pandolfi e Verena Alberti (Orgs.). A república no Brasil. Rio de Janeiro:
Nova Fronteira; CPDOC, 2002, p. 462, 473 (com adaptações).

Com base no texto acima e nos aspectos marcantes da Era Vargas
(1930-45) e do processo histórico brasileiro pós-1945, julgue os
itens a seguir.

As principais forças políticas que atuaram no Brasil, entre 1946 e 1964, podem ser sintetizadas nos três grandes partidos do período: PSD, UDN e PTB.

Alternativas
Comentários
  • Podemos chamar esse período de Terceira República. O período começa com afastamento de Vargas em 1945 e se encerra com o golpe militar de 1964. Nesse período, houve a consolidação de partidos políticos nacionais, ou seja, organizados em todo o país, porque, na República Velha, os partidos eram nos estados. Foi no fanalzinho da ditadura do estado Novo que Vargas teve que ceder e abrir o regime, já quem estavam em formação novos partidos políticos. Havia mais de 10 partidos, mas os principais eram três: PSD, UDN e PTB. Elas dominavam o congresso nacional e faziam os presidentes da República.

    Vou dar algumas características desses partidos...

    PSD (Partido Social Democrata): Apesar do nome não tinha nada da social-democracia. O PSD associava-se a industriais, banqueiros e latifundiários que tinha enriquecido com os favores de Vargas no estado Novo.  Muitos políticos do PSD tinham ocupado cargos de destaque durante o EN.

    UDN (União democrática Nacional): O partido de oposição a Vargas. A UDN adotava o liberalismo, ou seja, direitos individuais e livre mercado capitalista. Para a UDN, o capital estrangeiro deveria ter todas as liberdades econômicas no Brasil. Portanto, os EUA eram o modelo em política e economia, e quanto mais empresas americanas no Brasil, melhor. Defendiam os direitos democráticos, desde que ele não englobasse os direitos de luta dos trabalhadores.  Porque, para eles, a greve operaria e as reivindicações de reforma agrária eram vistas como ataques comunistas ao direito de propriedade e a livre iniciativa (e muitas era mesmo!). Talvez por isso não tenha sido surpreendente que os políticos da UDN, que tanto falavam em favor da democracia, tenham apoiado e participado da instalação da ditadura em 1964.

    PTB (Partido Trabalhista Brasileiro): O PTB de hoje tem muito pouco do PTB de antes. O antigo PTB foi criado pelo próprio Vargas. O primeiro objetivo era ganhar voto dos operários e da classe média baixa, de todos que acreditam no mito do “Pai dos Pobres”.  Vargas usou o partido político como troca de favores: o PTB fincava sua base de apoio nos sindicatos e, com isso,  o ministério do trabalho adotava medidas para proteger os trabalhadores e em troca os sindicatos davam apoio político, que iam dos pedidos de voto, às manifestações públicas até mesmo às greves de apoio/protesto. 
  • Este período ficou conhecido como POPULISMO e tilha como principais partidos políticos:

    PTB Admiradores de vargas e dos trabalhadores urbanos;

    PCB Comunistas;

    PSD Ruralistas e militares;

    UDN Voltados para privatizações internacionais (ante vargas).





  • CERTO

     

    No  ano decisivo de 1945, surgiram também os três principais partidos que iriam existir no período de 1945-1964. A antiga oposição liberal, herdeira da tradição dos partidos democráticos estaduais, adversária do Estado Novo, formou em abril, a União Democrática Nacional (UDN). A princípio, a UDN reuniu também o reduzido grupo sos socialistas democráticos e uns pouco comunistas.

     

    A partir da máquina do Estado, por iniciativa da burocracia, do próprio Getúlio e dos interventores nos Estados, surgiu o Partido Social Democrático (PSD), em junho de 1945.

     

    Afinal, sem setembro de 1945, foi fundado o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), sob a inspiração também de Getúlio, do Ministério do Trabalho e da bucrocracia sindical. Seu objetivo era o de reunir as massas trabalhadoras urbanas sob a bandeira getulista.

  • Dutra (1946): PSD;

    Vargas (1951): PTB;

    Café Filho (após a morte de GV ,1954): PSP

    JK (1955):PSD

    Jânio Quadros (1961): PTN, apoiado pela UDN

    Jango (após a renúncia de Jânio,1961): PTB.